Skip to content

Estudo de sísmica será iniciado neste sábado no Pinheiro

  • Home
  • Maceió
  • Estudo de sísmica será iniciado neste sábado no Pinheiro

Estudo de sísmica será iniciado neste sábado no Pinheiro

Neste sábado (02/03), a partir das 8 horas, será iniciado um estudo de sísmica no bairro do Pinheiro e em ruas de bairros próximos, que se estenderá até o dia 12 de março. A análise é uma exigência da Agência Nacional de Mineração (ANM) à Braskem, e será realizada pela empresa americana Panamerican Geophysical, especializada em pesquisas geofísicas e reconhecida internacionalmente. Trata-se de um processo necessário e importante para complementar os estudos que visam apontar as causas dos eventos na região.

O estudo geofísico contará com o apoio da Defesa Civil de Maceió, Guarda Municipal e SMTT, que auxiliará a interdição parcial das ruas além da fiscalização. A Agência Nacional de Mineração acompanhará as atividades junto com representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Os moradores devem ficar atentos à sinalização, pois algumas vias ficarão parcialmente interditadas, conforme cronograma de atividades abaixo.

Sobre o estudo

A atividade trata-se de um levantamento de dados que tem como objetivo a criação de uma imagem da subsuperfície da área estudada para a identificação de estruturas e camadas geológicas. Uma analogia bem conhecida seria o ultrassom aplicado à medicina, que faz uso de uma onda sonora para a geração de uma imagem, mas com equipamentos e escalas muito diferentes. A aquisição dos dados sísmicos utiliza equipamentos específicos para geração da onda e para sua medição na superfície. O sismógrafo, equipamento de medição, é formado por um conjunto de sensores e equipamentos eletrônicos que são espalhados ao longo da área de estudo, de maneira a proporcionar imagens que podem ter escalas quilométricas.

Cronograma

O estudo será realizado durante 10 dias, de acordo com o cronograma abaixo, que poderá ser modificado com os avanços das atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também