20 Maio 2018 - 07:25

Na Granja Comary: CBF inaugura Centro de Excelência do Futebol

Foram cinco meses de obras e mais R$ 17 milhões investidos pela CBF para poder inaugurar, o novo Centro de Excelência do Futebol Brasileiro. Situado na Granja Comary, o espaço atenderá todas as Seleções Brasileiras, masculina e feminina, os cursos da CBF Academy e todo o universo do futebol nacional.

Baseado em três pilares - Treinamento, Ensino e Pesquisa -, o projeto foi idealizado pelo Departamento de Seleções e construído sob responsabilidade da Diretoria de Patrimônio. São mais de 80 equipamentos voltados para trabalhos físicos, duas salas de aula com capacidade para 60 alunos (reversível para apenas uma de 120) da CBF Academy e 1700m² de construção ao lado do hotel da Seleção Brasileira. Ao todo foram mais de 100 profissionais envolvidos entre a concepção do projeto e a construção do Centro.

Treinamento

Equipado com aparelhos de vanguarda, que atendem as mais diversas metodologias de trabalho, o ginásio será utilizado já na preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Rússia 2018. Na programação da comissão técnica, todas as avaliações e os primeiros treinamentos serão realizados no local.

Só em equipamentos, a CBF, em parceria com a TechnoGym, investiu R$11,5 milhões no Centro de Excelência. A ideia é contar com informações em tempo real, o que ajuda no ajuste dos treinamentos individualizados, uma vez que os aparelhos fornecem dados conforme o jogador faz o exercício.

Além dos treinos, o espaço também é referência em trabalhos de prevenção e recuperação de lesões. Todo este aparato estará à disposição de atletas e clubes que tenham necessidade e interesse de utilizar a estrutura.

A arbitragem brasileira também será contemplada com o espaço. Árbitros e assistentes poderão manter a forma no Centro de Excelência, assim como a Comissão de Arbitragem da CBF utilizará o espaço em cursos e pré-temporada.

Ensino

Com a nova estrutura, a CBF se torna a primeira confederação do mundo a ministrar seus cursos no mesmo local onde treina sua Seleção. Todas as Licenças para Treinadores (PRO, A, B e C), além das turmas de Gestão do Futebol, dos oito cursos técnicos e dos seis workshops ministrados pela CBF Academy poderão ter suas aulas realizadas na Granja Comary.

A construção de salas modernas, equipadas com quadros interativos e conectados à internet, cadeiras móveis para proporcionar aulas mais dinâmicas, visão direta para o ginásio do Centro de Excelência e um espaço capaz de receber até 120 alunos de forma simultânea, coloca a CBF Academy como referência no mundo.

Pesquisa

O terceiro pilar do Centro de Excelência aglutinará o que for produzido e realizado pelos outros dois. A estrutura viabilizará a pesquisa aplicada com atletas de alto nível, o que irá impactar diretamente na prática. As informações obtidas irão direto para o banco de dados dos jogadores da Seleção Brasileira e poderão ser compartilhadas com seus clubes.

Outro ponto importante será a produção de conteúdo para o futebol brasileiro e também para o mundo do esporte. Os profissionais da CBF envolvidos com o centro de estudos aplicados do projeto ficarão responsáveis pela publicação de artigos em revistas de referência no meio científico. A ideia é documentar o que está sendo feito e contribuir com a evolução do esporte através da busca pelo conhecimento.

A Granja Comary

Desde a reinauguração do CT da Seleção Brasileira, a Granja Comary tem evoluído constantemente em termos de estrutura e governança. Além do Centro de Excelência do Futebol Brasileiro, também foi construído para esta preparação da Copa do Mundo uma nova sala de análise de desempenho. O CPA (Centro de Pesquisa e Análise) ganhou um espaço moderno e equipado para atender às demandas do técnico Tite.

Cada vez mais utilizada pelas Seleções Brasileiras, a Granja Comary registrou um nível de ocupação de 67% no ano em 2017. Foram 225 dias de permanência com 581 treinamentos realizados entre categorias de base e profissional. As novas construções, inauguradas nesta sexta-feira (18), se somam agora aos cinco campos de dimensões oficiais, sendo um de grama sintética, uma academia de última geração, 36 quartos, centro médico e piscina coberta para trabalhos regenerativos. São 145.000m ² quadrados à disposição do futebol brasileiro.

Outro ponto importante deste grande complexo esportivo é a gama de serviços fornecidos, os quais, além de toda a parte de hospedagem e treinamento, também incluem: lavanderia, alimentação, fornecimento de materiais para reciclagem e toda a gestão de transporte/veículos e maquinário que suporta a operação da estrutura.  

por CBF

Comentários comentar agora ❯