15 Janeiro 2021 - 20:48

Palmeiras x Grêmio: definidos os mandos da Final da Copa do Brasil 2020

Lucas Figueiredo/CBF
Tite, Romildo Bolzan, Renato Portaluppi, Rogério Caboclo, Maurício Galiotte e Abel Ferreira.

Em sorteio realizado na sede da CBF, foram definidos os mandos de campo da final da Copa do Brasil. O Grêmio abrirá o confronto como mandante e o Palmeiras decide a Copa do Brasil dentro de casa. A final da Copa do Brasil está marcada para os dias 11 e 17 de fevereiro, mas pode ter as datas alteradas se o Palmeiras for campeão da Libertadores. Neste caso, as partidas passariam para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Pentacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio receberá o Alviverde no Rio Grande do Sul para tentar a conquista do seu sexto título, que o colocaria ao lado do Cruzeiro como o maior campeão da história da competição. Já o Verdão conquistou três vezes a Copa do Brasil e parte em busca do tetra, que poderá ser conquistado dentro de seus domínios.

O sorteio contou com a participação dos técnicos Abel Ferreira e Renato Portaluppi, de Palmeiras e Grêmio, que falaram um pouco sobre o confronto na decisão e o resultado sorteio. Treinador do Imortal desde 2016, quando conduziu o Grêmio à conquista da Copa do Brasil, Renato ressaltou que preferia decidir em casa, mas mostrou confiança no Tricolor para a final.

"Eu acho que, acima de tudo, são dois grandes clubes. Eu gostaria de decidir em casa, não foi possível. O importante é que não tem o gol qualificado e depende muito do primeiro jogo. O Grêmio não muda o modo de jogar. Conquistamos alguns títulos jogando de uma forma e fica muito difícil mudar para uma decisão. O Grêmio joga como ele joga, Grêmio e Palmeiras se conhecem, serão 180 minutos de muito futebol e muitos lances positivos porque são dois grandes times", avaliou Renato.

Abel Ferreira também fez sua análise do confronto. Sem apontar favoritos, garantiu que o torcedor palmeirense verá uma equipe muito competitiva na final da Copa do Brasil e frisou a necessidade de promover um grande espetáculo na decisão.

"O Palmeiras é uma equipe extremamente competitiva. Procuramos sempre competir para ganhar. Precisamos estar muito fortes mentalmente, nesse tipo de decisão, são jogos que se definem muito pelo que está na sua cabeça. O que me interessa é que quem possa assistir possa acompanhar um grande espetáculo, que possam sentir as emoções. Que seja uma grande final, que no fim vença a melhor equipe e que ela possa ser o Palmeiras", disse o técnico português.

Nesta passagem pelo comando do Grêmio, que já se estende por quase cinco anos, Renato Portaluppi conquistou a Copa do Brasil, a Conmebol Libertadores, a Recopa Sul-Americana, entre outros títulos. Em mais uma final com o Tricolor, o técnico tirou um pouco do peso da pressão pela conquista da Copa do Brasil.

"O Grêmio, nos últimos quatro ou cinco anos, tem conquistado títulos, e quando não conquista, chega. O Grêmio não vai conquistar todas as competições que vai disputar. Mas o mais importante de tudo é o trabalho que é feito nesses últimos anos é que o Grêmio tem conquistado e tem chegado. O Grêmio chega o tempo todo", garantiu Renato.

Seguindo a mesma linha, Abel destacou as dificuldades que o Palmeiras enfrenta por ainda estar vivo nas três competições: Brasileirão Assaí, Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.

"A sorte é que jogamos um jogo de cada vez. Temos que gerir energia para ter o máximo em cada jogo. São as informações que vamos tirando. Há campos que tem gramados que dão um desgaste físico tremendo. Estamos na luta nas três competições, ainda bem, é duro, é difícil, mas é preferível estar lá disputando do que estar em casa no sofá. As finais são feitas para se ganhar. Mas todas as equipes querem o mesmo e só uma pode ganhar. No futebol não há equipes que ganham sempre ou vão ser sempre campeãs", analisou.

O evento foi acompanhado pelo Presidente da CBF, Rogério Caboclo, pelo Presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, e pelo Presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte. Também estiveram presentes o Coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, e o técnico da Seleção, Tite.

FINAL DA COPA DO BRASIL

Jogo de ida

Grêmio x Palmeiras - 11 de fevereiro*

Jogo de volta

Palmeiras x Grêmio - 17 de fevereiro*

*datas podem ser alteradas se o Palmeiras for campeão da Libertadores 

por CBF

Comentários comentar agora ❯