11 Dezembro 2019 - 16:30

Flamengo em busca da 11ª Copa do Mundo para o Brasil

Divulgação

A Copa do Mundo de clubes começa no dia 11 de Dezembro de 2019, se tratando da 15a edição da competição organizada pela FIFA desde 2000, ano em que o Corinthians se converteu no primeiro vencedor, reeditando o feito em 2012. Pelo meio, São Paulo (2005) e Internacional (2006) foram os únicos vencedores brasileiros de uma competição dominada pela Europa. Contudo, esse Mundial de Clubes da FIFA é apenas a prorrogação de uma competição que já teve vários formatos e denominações ao longo de uma extensa história.

Para encontrar o número certo de clubes campeões do mundo, temos que recuar até 1960, na estreia da Copa Intercontinental. Desde que a FIFA passou sendo a organizadora absoluta deste género de competição em 2000, teve o cuidado de considerar campeões do mundo todos os vencedores da dita Copa Intercontinental - que se jogou entre 1960 e 1979 - mas também os clubes que venceram a denominada Copa Toyota na sequência, entre 1980 e 2004. A Copa Toyota porém, tinha a peculiaridade de contar apenas com a participação de times europeus e sul-americanos.

Ao longo dessas décadas, o Brasil conseguiu arrecadar 6 troféus mundiais. O Santos conseguiu a proeza de vencer consequentemente, em 1962 e 1963. O feito seria igualado três décadas depois pelo São Paulo, que se consagrou campeão do mundo em 1992 e 1993. Antes, o Grêmio venceria em 1983, ao passo que o Flamengo levaria para o Brasil o título de 1981… diante do Liverpool. E é justamente o acontecimento que que espera todo o Brasil (ou quase), nos mesmos detalhes, visto que em 2019, o representante da Europa é justamente o emblema inglês! Mas voltando aos cálculos e somando as diferentes competições reconhecidas oficialmente pela FIFA, são 2 Intercontinentais, mais 4 Copas Toyota que se somam a mais 4 Copas do Mundo FIFA.

O Flamengo entra na edição de 2019, procurando o segundo título mundial, diretamente nas semifinais, tal como o Liverpool. As probabilidades para que a final seja uma reedição de 1981 são muitas por essa razão, visto que em teoria, os representantes de Asia (Al-Hilal), da África (Esperance de Tunis), da América do norte (Monterrey), da Oceânia (Hienghène Sport) ou ainda o clube do país sede (Al-Sadd), são em teoria, equipes mais fracas que as da América do sul (Flamengo) e da Europa (Liverpool). Aliás, a não ser um representante da CONMEBOL ou da UEFA, nenhuma outra confederação conseguiu vencer o Mundial de clubes, nem mesmo nos antigos formatos.

Aliás, os principais sites de apostas - repertoriados no site de referência Wincomparator - confirmam isso, visto que o Mengão é um dos dois grandes favoritos a par dos Ingleses, sem qualquer surpresa. Para o torcedor rubro-negro que acreditar com toda a força, pode conferir os principais bônus de Dezembro para a Wincomparator. No dia 17 desse mês, o time de Jorge Jesus entra em campo e para confirmar a presença na final. Como ficou bem patente no último jogo do Brasileirão através da pesada derrota de 4 a 0 para o Santos, os atletas orientados pelo Português já estavam mais concentrados na competição mundial, que passou a ser o objetivo máximo do Mengão! As melhores festas natalícias de sempre podem ser vistas no Rio de Janeiro em caso de conquista histórica!

por

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.