Skip to content

Maio é o mês do maior festival de rock de Alagoas, o Maionese

  • Home
  • Cultura
  • Maio é o mês do maior festival de rock de Alagoas, o Maionese

Maio é o mês do maior festival de rock de Alagoas, o Maionese

Já virou tradição. Maio é o mês do maior festival de rock de Alagoas, o Maionese. Em sua sexta edição, além de música, o evento trouxe oficinas e um ciclo de debates durante esta semana. A festa, que tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontece nesta sexta (28) e sábado (29), no galpão DESmaio, em Jaraguá.

Quem assina o Maionese é o coletivo Popfuzz, que no início era apenas um selo musical, mas hoje funciona também como um fomentador das mais diferentes formas de expressão cultural. A ideia principal do festival era dar maior visibilidade a bandas de rock alternativo e de produção independente de Alagoas. Porém, agora o grupo vislumbra novos horizontes, desde que se associou ao circuito Fora do Eixo, movimento que integra coletivos ligados à cultura, em suas diversas linguagens, espalhados nas cinco regiões do Brasil.

Atualmente, o Popfuzz é o único representante de Alagoas nesse circuito. Nina Magalhães, uma das integrantes do coletivo e vocalista da banda Super Amarelo, explica que entrou em contato com o Fora do Eixo durante um festival de música em João Pessoa (PB), no ano passado. A partir desse contato, o Popfuzz aprendeu a lidar com projetos e estabelecer parcerias com os setores público e privado, o que permitiu o crescimento significativo do Maionese.

Nesta 6ª edição, o Popfuzz conseguiu até alugar um galpão no histórico bairro de Jaraguá, na Avenida Sá e Albuquerque, para servir de quartel general do rock durante todo o mês. O galpão DESmaio tem sido palco de todas as atividades do festival. Desde o dia 14 de maio, o Popfuzz dá um aperitivo do que o público pode esperar nesta sexta e sábado.

Esse crescimento pode ser apontado ainda com o número de público, que em 2008 girou em torno de 400 pessoas. Já em 2009, cerca de mil pessoas compareceram ao Jaraguá Tênis Clube, local da 5ª edição.

Ao todo, se apresentarão vinte grupos, quatorze da capital e do interior de Alagoas e seis de outros estados. É o segundo ano consecutivo que o festival abre espaço para bandas de fora.

Nina Magalhães não tem estimativas para 2010, mas espera “que o público compareça e que continue participando de outras atividades do Popfuzz, porque tudo está sendo feito com muito empenho e dedicação”. A jovem produtora acrescenta ainda que “o melhor de tudo isso que está acontecendo é ver que a cultura está sendo incentivada”.

Mais informações: www.festivalmaionese.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também