27 Janeiro 2022 - 02:00

Ufal lança consulta pública para construir sua política cultural

Divulgação
Comunidade poderá opinar e sugerir pela plataforma Participa + Brasil

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) convida a comunidade universitária e a sociedade em geral a participar de mais uma etapa do processo de formulação de sua Política Cultural, que se realizará por meio de uma consulta pública na plataforma Participa + Brasil. O evento de lançamento da consulta acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 15h, nos canais do Youtube da Prograd e Ufal Oficial.

A Política Cultural da Ufal surge para suprir a necessidade de estabelecer princípios norteadores para a área da Cultura na Universidade. Seu processo de formulação começou com uma comissão, instituída pela Portaria n° 398/2020, que voltou seus trabalhos para a elaboração de uma minuta, que pudesse subsidiar as futuras discussões com todos os setores da Ufal. A versão preliminar deste documento foi apreciada em reunião do Comitê Assessor de Extensão e disponibilizada aos seus membros para que fosse divulgada com a comunidade das unidades acadêmicas.

Agora, o processo terá continuidade com a etapa de consulta pública, pela plataforma Participa + Brasil. De 15 de fevereiro a 25 de março deste ano, o texto ficará disponível para avaliação e contribuições das pessoas que desejarem participar da construção desse importante marco da Cultura no contexto universitário.

O coordenador de Assuntos Culturais da Ufal, professor Sérgio Onofre, considera “imprescindível que as ações de cultura na Universidade ganhem cada vez mais capilaridade, principalmente quando vivemos cenários como o de hoje, com cortes orçamentários e ataques à nossa área de atuação. Neste sentido, é fundamental ter a comunidade acadêmica engajada nessa missão de elaborar uma política cultural, não só como normativa formal, mas fundamentalmente, como afirmação e reconhecimento do acesso à cultura como necessidade básica dos seres humanos”.

Para o produtor cultural e participante da comissão, Jorge André, é importante estabelecer e construir documentos norteadores como a política cultural universitária. “Esse é um caminho trilhado por várias universidades no Brasil, como podemos observar no Forcult [Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior], mostrando cada vez mais a necessidade de fortalecer as ações na área de Cultura”, comentou.

Uma política cultural se constitui em um documento que orienta as ações da Universidade, estabelecendo alguns princípios e diretrizes que nortearão o órgão gestor e as atividades na área da cultura. É importante também salientar que a aprovação das propostas é uma etapa e a fase posterior é a construção do Plano de Cultura, documento mais detalhado que aponta, de forma mais específica, algumas metas para concretização dos princípios estabelecidos de forma mais geral na política cultural.

O lançamento da consulta pública da Política Cultural da Ufal acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 15h, nos canais do Youtube da Prograd e Ufal Oficial. Na ocasião, serão apresentados os detalhes sobre todo o processo e os procedimentos para opinar e contribuir com a construção do documento. Depois da consulta, as contribuições serão sistematizadas e o documento segue os trâmites até a sua apreciação no Conselho Universitário (Consuni), o que está previsto para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

por Diogo Braz e Nicolle Freire – produtores culturais

Comentários comentar agora ❯