23 Outubro 2017 - 16:24

Programação do Festival Alagoano de Música Erudita inicia nesta quarta-feira

O concerto didático da Camerata Ero Dictus no projeto Quartas Eruditas chega a mais uma edição e marca a abertura do Festival Alagoano de Música Erudita, Falame nos 200 anos de Alagoas. A apresentação será nesta quarta-feira (25), às 19h30, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Sob regência do maestro Max Carvalho, coordenação instrumental de Elieser Cassimiro e vocal de Douglas Nascimento, a Camerata Ero Dictus traz na maior parte do repertório composições de alagoanos. Hekel Tavares, Hermeto Pascoal e Jayme de Altavila são músicos cujas composições serão interpretadas pelo grupo, além de compositores como Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Mozart.

Nesta 6ª edição do projeto em 2017, a Camerata Ero Dictus recebe um grupo convidado: a Orquestra do Projeto Tocante, que reúne crianças e adolescentes da cidade de Maragogi. O projeto, fruto do trabalho da equipe de assistência social do Hotel Salinas, atende a 60 crianças e é resultado de oficinas realizadas na comunidade. Segundo o professor de violino e viola, Elieser Cassimiro, a apresentação em Maceió é um grande aprendizado para os alunos porque, além de tocar, eles assistem ao concerto da Camerata Ero Dictus e trocam figurinhas com os músicos.

O Quartas Eruditas é realizado sempre na última quarta-feira do mês por meio de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, e o Instituto de Cultura Ero Dictus. O trabalho se consolidou ao ponto de receber uma média de 300 alunos da rede pública de ensino ao longo deste ano. Quem tiver interesse de levar escola ou instituição para ver a apresentação de novembro é só agendar pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mailescolasditeal@gmail.com.

“É um projeto dedicado para as crianças e feito com muito carinho. Elas precisam de música de qualidade e gostam, vibram, se emocionam, cantam conosco, regem, dando alento de que podemos contribuir para termos uma sociedade melhor”, afirmou o presidente do Instituto de Cultura Ero Dictus, Benedito Pontes.

“A gente fica muito feliz em poder proporcionar uma oportunidade como esta, que é a apresentação da orquestra de Maragogi em Maceió e fazer essa integração entre músicos mais experientes e aprendizes. Também é gratificante poder oferecer ao público acesso à música de boa qualidade, colaborar com a formação de plateia e contribuir com a nossa cultura”, destacou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Depois do Quartas Eruditas, o Falame segue com masterclass de canto lírico com o tenor Tiago Costa acompanhado pela pianista correpetidora Thais Cybelle, na quinta-feira (26) e sexta-feira (27), das 14h às 18h, no teatro Jofre Soares, no Sesc Centro. O masterclass é destinado a cantores da Camerata Ero Dictus e também aberto a ouvintes.

Para encerrar a programação, ocorrem as apresentações no Teatro Deodoro. No sábado (28), às 20h, sobem ao palco o grupo de contrabaixos Fala Baixo, o Quinteto de Cordas Alagoano Accordatura da Ufal, Luciano Peixoto e Selma Britto (tenor/piano), Luciano Falcão e Selma Britto (gaita/piano), o Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Alagoas , o Duo Belém (tenor/piano) e a Camerata Ero Dictus. Já no domingo (28), às 19h, se apresentam a banda Manoel Alves de França, Flávio Ferreira e Mário Marochi (clarone/piano), Quarteto de Clarinetes Manguaba, Fellipe Oliveira e Selma Britto (baixo-barítono/piano), Coro Prisma de Maceió (órgão: Douglas Nascimento) e Camerata Ero Dictus.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯