Skip to content

Monumento de grande significado histórico será recuperado e mudará de lugar em Penedo

  • Home
  • Cultura
  • Monumento de grande significado histórico será recuperado e mudará de lugar em Penedo

Monumento de grande significado histórico será recuperado e mudará de lugar em Penedo

O obelisco que atualmente encontra-se instalado nas dependências do antigo SESP, em Penedo, será restaurado e transferido para a Praça Clementino de Monte, local onde deve ser melhor apreciado devido a seu significado histórico para a cidade de Penedo.

De acordo com o comunicador José Luiz Passos, que é um exímio conhecedor da história de Penedo, o obelisco tem uma origem bastante interessante e que precisa ser melhor aproveitada.

“O obelisco é um monumento histórico, que tem uma história bonita. Ele é um marco da expulsão dos holandeses pelos penedenses e portugueses liderados por Valentim da Rocha Pita. Aquela parte era tudo de terra plana, de modo que era de lá que o canhão atirava, não de onde se encontra”, declarou José Luiz.

Ainda segundo o comunicador, com a construção do SESP, no ano de 1956, o obelisco ficou meio que esquecido, sem passar por nem um tipo de restauro, nem por parte da entidade que administrava o local na época, nem tampouco por administrações municipais seguintes.

“Construíram o SESP, mas nunca deram nenhuma manutenção, acredito que porque não procuraram saber o valor histórico desse obelisco. Do jeito que estava, era questão de tempo para ele se acabar. Fiquei muito feliz quando o próprio prefeito Ronaldo Lopes me disse que já mandou fazer uma vistoria e que o objeto será transferido para a Praça Clementino do Monte.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já se posicionou favoravelmente ao restauro e transferência de local do obelisco.

Nossa redação conversou também com a radialista Martha Martyres, que conhece a história de Penedo como muito poucos. A comunicadora declarou que o monumento foi erguido pelo então prefeito Gaspar Vieira de Melo, em homenagem ao tricentenário da Openeda, movimento revolucionário no Penedo, cuja finalidade era arrancar a terra da mão domínio holandês, batalha realizada em 19 de setembro de 1645 no local chamado de Monte Alegre, onde hoje é a Praça Clementino do Monte.

Ainda segundo Martha Martyres, o projeto do obelisco foi do Professor Leônidas Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também