22 Outubro 2019 - 08:30

Jornada Pedagógica para Músicos de Banda começa nesta quarta, 23, em Penedo

Divulgação
Artistas convidados para a 10ª edição do evento

Começa nesta quarta-feira, 23 de outubro, a 10ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB). Este ano, além de celebrar dez anos, será a primeira edição internacional, com a presença de músicos, professores e pesquisadores com formação em vários países e universidades, vindos de Portugal e de várias localidades do Brasil.

Até o dia 26, o evento será realizado na cidade ribeirinha com a proposta de promover o encontro entre artistas, músicos, professores, pesquisadores e a comunidade. No total, vinte e seis atividades pedagógicas e científicas, além de 13 atrações artísticas, fazem parte da programação do evento.

“Teremos uma programação com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas, fóruns, publicações de livros e revista científica e mesas-redondas. Com certeza, vamos marcar uma década de jornada com um grande momento na nossa querida Penedo”, disse Marcos Moreira, coordenador-geral do evento e professor do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas.

A JPMB é um evento resultado da parceria entre o curso de Música da Ufal, por meio do Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental, o Consulado Honorário de Portugal em Maceió e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim).

“Temos uma parceria importantíssima que é o apoio da Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria de Cultura, e todos juntos promovemos a 10ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda. É muita união e tudo isso só ratifica a importância da JPMB para a nossa Ufal e para nosso Estado”, reforçou o coordenador-geral.

Moreira também ressalta o reconhecimento, pela comunidade científica, com a classificação da JPMB em editais de fomento e congressos. “Por quatro anos consecutivos - 2016 a 2019 - conseguimos aprovação em editais da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas], por mérito pedagógico e artístico. Em 2016 também conseguimos recursos junto à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, completou.

O professor ressalta, ainda, a parceria com órgãos públicos e setores privados das indústrias de instrumentos e seus representantes como a Barkley Brazil, D’addario e Roriz. “Nesta edição, comemoramos estes dez anos de existência a continuidade das parcerias com o Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Penedo. Também somos gratos às instituições e universidades inseridas, como a UFBA, UFSM, UFG, USP, UNESP, UFRN, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Piaget/Portugal, UFG, Unicamp, Unisantos e Fapeal”, agradeceu Moreira.

Para saber mais sobre a JPMB, basta acessar a página do evento.
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯