20 Agosto 2018 - 09:25

Ancine realiza workshop em parceria com Universidade de Columbia

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE recebeu, esta semana, o professor Richard Peña, renomado especialista em cinema da Escola de Artes da Universidade de Columbia / EUA. O professor coordenou o workshop sobre diretoras pouco conhecidas do cinema norte-americano, abordando os trabalhos de Lois Weber, Ida Lupino e Barbara Loden.

O evento, em parceria com o Columbia Global Centers / Rio de Janeiro, aconteceu na Sala Gustavo Dahl, no Escritório-sede da ANCINE no Rio de Janeiro, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 10h às 12h30.

Para Richard Peña, a presença de diretoras mulheres no panorama audiovisual norte-americano é frequentemente diminuta. Em suas palavras, “esta pequena mostra celebra três diretoras norte-americanas quase desconhecidas e convida o público carioca a refletir sobre o que é frequentemente esquecido na história oficial do cinema”.

Além de ser professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia, Ricardo Peña também trabalhou como diretor de programação da Film Society do Lincoln Center e como diretor do Festival de Cinema de Nova York entre 1988 a 2012. Organizou retrospectivas de diversos realizadores de cinema, como Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami e Carlos Saura, bem como uma série de mostras dedicadas aos cinemas de diversas partes do mundo. É fluente em português e apaixonado pelo Brasil e pelos cinemas brasileiro e latino-americano.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯