20 Agosto 2009 - 07:30

Projeto Viva Cultura homenageará o folclore alagoano

Além das apresentações que acontecem em Bebedouro, promovidas pelo Ponto de Cultura da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em comemoração à Semana do Folclore, a Fundação promoverá, no dia 23, a 13ª edição do Maceió Viva Cultura, que também presta sua homenagem às nossas tradições.

O evento terá a presença do guerreiro Treme de Alagoas, do Mestre Benon, além da Banda Fator4, do cantor e compositor Máclein e de Bocão e a Casa Flutuante.

MESTRE BENON

Há mais de 50 anos atuando no folclore alagoano, Mestre Benon vive no Centro Comunitário Hélio Porto Lages, na Chã de Bebedouro, juntamente com a maioria dos integrantes de seu grupo de guerreiro, com 35 componentes.

Ele comanda, também, um trio de forró, batizado de Trio Mordido do Poico, no qual toca sanfona. Como complemento de renda, ele vende, ou melhor, exporta pequenos chapéus de guerreiro. Os enfeites rodam o mundo.

FATOR4

A história da banda Fator4 se confunde com a dos próprios integrantes, que passaram por diversas bandas de diferentes estilos. O seu nome vem de um fato engraçado, pois, toda vez que chegava ao quarto integrante, a banda acabava, e após várias formações se chegou à atual: Hugo Salatiel (guitarra e voz), Marcos Romão (baixo e voz), Jr. Batera (bateria e backing vocal), Fred Melo (guitarra solo e voz).

Vindos de trabalhos paralelos, Hugo, Fred e Marcos já trabalhavam suas composições, o que veio somar, com a chegada do Jr. Batera, o dando finalmente um corpo à banda. Essa união solidificou e enriqueceu as bases artísticas do grupo.

MÁCLEIN

Máclein nasceu em Maceió. Iniciou sua carreira participando de diversos festivais universitários, onde sempre alcançou posições de destaque. Na década de 80, seguiu para o Rio de Janeiro. Estudou no Conservatório Villa Lobos, alternando seu estudo com apresentações na noite e trabalhos em vários estúdios.

Sua garra e determinação lhe renderam um ótimo desempenho e, assim, conquistou a oportunidade de trabalhar junto a artistas importantes da música brasileira como Djavan, Elba Ramalho, Milton Nascimento, entre outros. É compositor, cantor, arranjador, produtor musical, autor de trilhas para teatro e também assinou uma coluna no jornal alagoano Edição Extra.

BOCÃO E A CASA FLUTUANTE

Formada originalmente em 2003, em Maceió, Casa Flutuante foi montada pelos músicos do grupo alagoano Mopho: Júnior Bocão (baixo e voz) e Hélio Pisca (bateria), grupo que já havia figurado no cenário nacional com o homônimo disco Mopho, lançado pelo lendário selo paulistano Baratos Afins. Em janeiro de 2004, a Casa Flutuante lança o disco de estreia intitulado "A Terra É Nossa Casa Flutuante".

Em abril de 2009, encerra as atividades como banda, e Bocão, único remanescente original, muda o nome do grupo para Bocão e a Casa Flutuante.

por Roberto Lopes

Comentários comentar agora ❯