Skip to content

Escolas Wassu Cocal promovem 1º edição de Jogos Indígenas

  • Home
  • Cultura
  • Escolas Wassu Cocal promovem 1º edição de Jogos Indígenas

Escolas Wassu Cocal promovem 1º edição de Jogos Indígenas

As quatro escolas da aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes, promovem os I Jogos Indígenas da aldeia Wassu Cocal, de 22 a 26 de maio. Segundo o coordenador pedagógico e liderança Igor Freitas, o projeto visa promover o resgate da cultura por meio de esportes praticados pelos antepassados.

Dentre as modalidades que serão disputadas estão arco e flecha, arremesso de lança, corrida de maraca, corrida de pote, rouba bandeira, natação e corrida de jangada, zarabatana e peteca.

De acordo com Iara Máximo e Almir Honório, ambos coordenadores dos jogos, todas as modalidades terão as etapas feminina e masculina para estudantes dos 13 aos 29 anos, com cerca de vinte alunos de cada escola.

Eles explicam também que os jogos contarão com a participação de outros povos indígenas convidados: Koiu Panka, Katokin e Giri Panko, ambos do Sertão, e Xucuru Kariri, de Palmeira dos Índios.

“Os alunos estão muito ansiosos. A gente já pensava nisto, mas não era possível. Hoje, com a ajuda do Governo, conseguiremos realizar este sonho. E, quem sabe, após estes jogos internos, futuramente realizemos os jogos estaduais indígenas no estádio Rei Pelé. Este é, sem dúvida, um grande momento de resgate cultural para nós”, declara Iara Máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também