18 Novembro 2019 - 15:45

Circuito Penedo de Cinema abre inscrições gratuitas para diversas oficinas

Assessoria
Programação contará com seis oficinas de terça a sábado; veja temas e quem ministrará cada uma

No âmbito da programação do Circuito Penedo de Cinema 2019, de 26 a 30 de novembro, o evento irá realizar diversas oficinas, reunindo profissionais do audiovisual de toda parte do país. As inscrições para as oficinas são gratuitas e já podem ser feitas com antecedência. Em caso de vagas remanescentes, os interessados poderão realizar a inscrição antes do início de cada oficina.

O ator Silvero Pereira ministrará a Oficina de Preparação de Atores na sexta-feira (29) e no sábado (30), a partir das 9h, no Theatro Sete de Setembro, localizado no Centro Histórico. A Oficina, no entanto, também será realizada de terça (26) a quinta-feira (28) com o ator alagoano Cleyton Alves, que integrou elenco da minissérie Entre Irmãs, exibida pela TV Globo, no início de 2018. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

Mas essa é apenas uma das diversas oficinas que compõem a programação do maior evento de cinema alagoano. Da terça (26) até o sábado (30), o fotógrafo e animador Enzo Giaquinto trará a Oficina de Animação em Dispositivos Móveis no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU). “A oficina irá apresentar aos participantes princípios básicos da animação 2D digital e stop motion, utilizando aplicativos gratuitos disponíveis na internet para produção de micro vinhetas animadas com temática livre”, diz ele. Para se inscrever, clique aqui.

Já Bruno Ravagnolli, Luiz Murilo e Marcelo Cosme apresentarão a Oficina de Direção Cinematográfica na Casa da Aposentadoria. “A oficina vem de encontro às novas gerações de cineastas que estão se formando em faculdades, cursos livres e afins. Com uma linguagem moderna, voltada a Geração X, utilizaremos exemplos e muita informação para ajudá-los a chegar a um resultado final mais condizente com as suas expectativas, não deixando de lado o cinema contemporâneo e a linguagem clássica”, explicaram. Para se inscrever, clique aqui.

Na quarta (27) e na quinta-feira (28), Débora Lima e Edilma Gonçalves apresentam a Oficina Design Sprint, cujas inscrições podem ser feitas aqui; já na sexta (29) e no sábado (30), Ariene Ferreira e Daniela Aun ministram a Oficina Pitch e quem quiser se inscrever pode clicar neste endereço. Ambas serão realizadas no Sebrae, localizado na Praça Jácome Calheiros, também no Centro Histórico de Penedo.

O Circuito conta ainda com a Oficina de Cinematografia, que terá temáticas diferentes a serem exploradas. Na terça (26), Rita Braga fala sobre a produção; na quarta (27), Ninho Moraes apresenta A Construção do Roteiro; por último, na quinta (28) e na sexta-feira (29), Diego Garc falará sobre A Fotografia no Cinema. Todas elas também serão no Sebrae e as inscrições podem ser feitas por este link.

O coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, destacou a variedade de temas para esta edição do evento. “Para esse ano, gostaria de destacar que estamos ofertando essas oficinas em diferentes áreas, tentando abarcar o maior número de setores em que o audiovisual se utiliza e que é necessário para compor a complexa arte do cinema. Buscamos aprofundar e investir mais nesse campo da formação, pois o evento preza pelo aspecto pedagógico também”, comentou.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

por Redação com Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.