18 Janeiro 2022 - 12:34

Vídeos da mostra de artistas plásticos de Ouro Preto (MG) e da 19ª Oficina de Ópera são novidades da Funarte/UFRJ nesta semana

Divulgação
A exposição virtual é do projeto Bossa Criativa e a atividade formativa, da Academia de Ópera Sinos

Como destaques do Programa Arte de Toda Gente para a semana de 17 a 23 de janeiro de 2022, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam a Mostra Virtual Bossa Criativa – Ouro Preto e a 19a oficina da Academia de Ópera Sinos. Os novos vídeos ligados a essas ações entram no ar na quinta-feira, dia 20 de janeiro, no canal de vídeo da iniciativa e nos sites específicos dos projetos. O acesso é gratuito. Confira abaixo.

A Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é composta de ações presenciais. O trabalho incentiva a produção artística e a economia criativa de cidades incluídas em um roteiro pré-definido. A programação, geralmente formada com parceiros locais, inclui música, circo, dança, teatro, artes visuais e literatura – especificamente, ou de forma combinada – neste caso, gerando diálogos entre as linguagens. As atividades abrangem, ainda, capacitação em projetos culturais. A atração está no endereço: mostrabossacriativa.artedetodagente.com.br/

Já a Academia de Ópera é uma das vertentes do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Ela tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo de instrumentos musicais de concerto, com a formação de orquestras; e junto a instituições que mantenham trabalhos desse tipo destinados a jovens. A coordenação é do maestro Silvio Viegas. As oficinas do projeto podem ser acessadas em: sinos.art.br.

Reunindo os projetos Um Novo Olhar (UNO), Bossa Criativa, e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), o Arte de Toda Gente é fruto de uma parceria entre a Funarte e a UFRJ.

Mostra Virtual Bossa Criativa – Arte de Toda Gente – Ouro Preto

Artes visuais – vídeo Ouro Preto: dos Telhados às Minas Gerais

No trabalho, cinco artistas plásticos que nasceram e/ou vivem em Ouro Preto apresentam, cada qual, sua maneira singular de retratar a cidade e a região mineradora. “'Tunico dos Telhados vai tecendo seu argumento e os telhados vão ganhando merecimento'; Carlos Bracher revela seu jeito dramático de ser e lidar com a pintura; Fani Bracher apresenta uma pintura de síntese que destaca pedras, ossos e a paisagem gerada pela mineração; Cor Jesus retrata, no bi e no tridimensional, o casario das vilas e bairros periféricos de Ouro Preto; e Tirrusca faz pinturas-maquetes da cidade histórica, além de apresentar uma produção cinematográfica artesanal sobre lendas ouro-pretanas”, explica a Assessoria do Arte de Toda Gente.

Ficha técnica

Artistas: Tunico dos Telhados, Carlos Bracher, Fani Bracher, Cor Jesus e Tirrusca

Curadoria: Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Equipe curatorial em campo: Rachel Falcão e Ana Célia Teixeira. Registro em vídeo, 1ª montagem e 1ª edição: Ricardo Macêdo. Coordenação geral pela FAOP: Rachel Falcão

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Academia de Ópera Sinos

O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. É incluída, ainda, a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.

Todos os vídeos dos projetos do Arte de Toda Gente ficam disponíveis nos sites específicos das ações e no canal www.youtube.co/artedetodagente. O acesso é gratuito.

Coordenação do Sinos: maestro André Cardoso
Coordenação da Academia de Ópera Sinos: maestro Silvio Viegas

por Funarte

Comentários comentar agora ❯