16 Maio 2022 - 16:45

Academia Virtual de Toda Gente abre inscrições para oficinas de projetos culturais e de acessibilidade

Reprodução
Programa Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte)

A Academia Arte de Toda Gente segue a todo vapor com a abertura de inscrições para mais duas oficinas: “Elaboração de Projetos Culturais” e “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade”. Em ambas, o prazo de cadastro se encerra no dia 29 de maio. Além disso, a Mostra Bossa Criativa leva ao palco do Teatro Dulcina, um expoente nome da chamada “nova MPB”: Julia Vargas. A cantora se apresenta no dia 18 de maio (quarta-feira), às 19h. A artista vai reunir músicas autorais de seus dois álbuns e outros clássicos da música popular brasileira. A entrada é gratuita.

O programa Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da programação, a seguir:

Mostra Bossa Criativa

O programa Bossa Criativa continua oferecendo atrações de artes integradas, sempre com entrada gratuita, no Rio de Janeiro. No dia 18 de maio (quarta-feira), às 19h, o Teatro Dulcina abre suas cortinas para um dos nomes da “nova MPB”: Júlia Vargas. Com 15 anos de carreira, a cantora está em processo de lançamento do seu terceiro álbum ("D ' Á gua") e já coleciona parcerias musicais com Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Roberta Sá e Milton Nascimento. No início deste ano, a artista lançou o single “Tu”, canção autoral em parceria com André Vargas, seu irmão.

Academia Arte de Toda Gente

A Academia Virtual Arte de Toda Gente reúne todo o cardápio de oficinas à distância, abertas e gratuitas, oferecidas pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um Novo Olhar (UNO). Dando continuidade a elas, começam hoje, dia 16 de maio, as inscrições para as turmas de “Elaboração de Projetos Culturais” e “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade”. Em ambas, o prazo para se cadastrar vai até o dia 29 de maio.

Elaboração de Projetos Culturais

O encontro online “Elaboração de Projetos Culturais” objetiva o aprofundamento das técnicas para conceber trabalhos no segmento da cultura. Ele será realizado em formato remoto e assíncrono e utilizará o Moodle como ferramenta de mediação para o ensino. Poderão se inscrever artistas, agentes, gestores, produtores e assistentes culturaise demais pessoas interessadas em atuar profissionalmente na elaboração de projetos culturais. Além dos conteúdos exclusivos, recomenda-se que o aluno acesse os vídeos da oficina de elaboração de projetos culturais, no portal Bossa Criativa. Ao final, haverá certificação.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Oficina de Elaboração de Projetos Culturais
Unidade 2: Comunicação para Projetos Culturais
Unidade 3: Naming (Aula Exclusiva)
Unidade 4: Gestão Financeira (Aulas Exclusivas)

Artes Integradas + Educação + Acessibilidade

A oficina online “Artes Integradas + Educação + Acessibilidade” propõe a reflexão sobre nossas condutas dentro e fora da sala de aula e quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que é normalmente entendido como limitação, como potencialidade. Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas, investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.

Conteúdo Programático

  • Acessibilidade Transversal
  • Artes e culturas surdas
  • O ensino da arte para além do olhar
  • Artes integradas corporalidades e deficiência
  • Acessibilidade estética
  • Interdependência de experiências poéticas

Para conhecer mais detalhes sobre essas e outras propostas que serão oferecidas pela Academia Virtual Arte de Toda Gente, acesse https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/.  

por Funarte

Comentários comentar agora ❯