08 Fevereiro 2010 - 11:17

Cidade paraense de Ananindeua adere ao Programa Mais Cultura

Divulgação

Mais um munícipio brasileiro desenvolverá ações culturais por meio do Programa Mais Cultura. Ananindeua, no Pará, formalizou na tarde da última sexta-feira, 5 de fevereiro, em Brasília, durante reunião realizada entre o secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e o prefeito da cidade, Helder Barbalho, a adesão à política pública do MinC.

“Viemos entregar a nossa adesão e sinalizar para o Ministério da Cultura a intenção do município de ser parceiro da valorização cultural brasileira e da Região Amazônica”, afirmou o prefeito. Ele destacou a importância de se implantar no município alguns espaços culturais - biblioteca, museu, teatro, cinema - que sejam capazes de motivar e incentivar a população a consumir bens culturais.

Por meio de emendas parlamentares, a cidade conseguiu cerca de R$ 2 milhões em recursos para desenvolver as propostas. Técnicos do MinC irão colaborar na formulação do projeto para Ananindeua. O prefeito demonstrou o interesse de instalar um espaço dedicado à cultura afro-brasileira e às comunidades Quilombolas da região.

Helder Barbalho destacou, também, a intenção de transformar o marco inicial da cidade em um museu aberto ao público. O secretário executivo, Alfredo Manevy, encaminhou a demanda ao Instituto Brasileiro de Museus, órgão vinculado ao MinC, que trata das questões ligadas aos museus no país.

Programa Mais Cultura - Objetiva incorporar a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social do Governo Federal - política estratégica de estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. Municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, podem fortalecer o Mais Cultura e concorrer aos editais públicos.

 

por Ascom/MinC

Comentários comentar agora ❯