07 Dezembro 2021 - 12:30

Canto coral, ópera, sarau e mostra de arte local são alguns destaques do Arte de Toda Gente

Divulgação
Atividades do programa Arte de Toda Gente

AFundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e curadoria de sua Escola de Música, apresenta a programação desta semana do Arte de Toda Gente, de 6 a 10 de dezembro. O programa engloba ações dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos. Todas as atividades são lançadas nos sites homônimos, no canal Arte de Toda a Gente no YouTube e ficam disponíveis para acesso logo após o lançamento.

Um Novo Olhar (UNO)

Dia 6 de dezembro, segunda-feira
17h – Quarto encontro do curso 'Dança + Educação + Acessibilidade'

Os professores Marcus Vinícius Machado, Beatriz Salles e Denise Sá ministram o quarto encontro do curso Dança + Educação + Acessibilidade. O curso de capacitação para educadores faz parte do projeto Um Novo Olhar, na série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão, realizado em plataforma externa e para turma fechada. O objetivo da atividade é fornecer informações e contribuir com o debate sobre temas que envolvam as relações entre os campos da dança, da dança-educação e da acessibilidade cultural.

O curso é realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Com carga horária de 48h, pode ser concluído até 16 de janeiro de 2022. As atividades são assíncronas. Haverá emissão de certificado para os aprovados, mediante avaliação sobre o conteúdo apresentado.

Marcus Vinícius Machado é professor associado da UFRJ, do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física, ministrando disciplinas nas graduações de Dança, Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Tem curso Técnico em Dança pela Escola e Faculdade Angel Vianna e de especialização em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, tem doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em Nova York (EUA), completou o Certification Program in Laban Movement Studies – Certified Movement Analyst - CMA (Programa de Certificação em Estudos do Movimento Laban – Analista de Movimento Certificado) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) e a certificação em Labanotation, pelo Dance Notation Bureau.

Beatriz Salles é doutora em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB), com a Tese Rede Social com Arte, Música e Tecnologia, e alcançou o título de Meisterklasseklavier (mestra em piano) na Hochschule fur Musik (Escola Superior de Música) de Munique, Alemanha, em 1995, na Classe de Ludwig Hoffmann. É pós-graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM - CeU). Enquanto docente na UnB, foi chefe do Departamento de Música, entre 2004 e 2008, quando ampliou as parcerias com as universidades alemãs UFMK Karlsruhe e Staatsballetschule (Berlim). No campo desses convênios, viabilizou o intercâmbio de estudantes para cursos e recitais. Atualmente, coordena a graduação em Musicoterapia do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, tendo integrado a comissão para a implantação da cadeira. É supervisora do programa de especialização lato sensu em álcool e drogas do IPUB, lá atuando também em assistência. É membro de Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia (Gepemusa)/CNPQ.

Denise Sá tem Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos (UFRJ). É especializada em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Dança Educação pela UFRJ. Mestra e doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do projeto de extensão Comunidança, no qual são desenvolvidas ações em parceria com escolas, núcleos de arte e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre outras instituições. É produtora do Seminário Comunidança, que inclui atividades como mesas-redondas, oficinas e mostras de dança. É coordenadora do projeto de iniciação artística e cultural Cia. Comunidança e diretora da companhia com este nome. É coordenadora do Laboratório Corpo, Cena e Tecnologias, desde 2021.

18h - Lançamento do 1º vídeo do 'Sarau Um Novo Olhar'

A série Sarau Um Novo Olhar é composta por vídeos de artistas com deficiência de diferentes estados do Brasil. O programa inclui recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, audiodescrição e legendagem. O primeiro vídeo traz os poemas em Libras Raiz - Preconceito Guloso, de Catharine Moreira, de Santos (SP); e Mundo Invisível, de Leo Castilho, de São Paulo (SP). Jorge Henrique, de Nossa Senhora da Glória (SE), apresenta a poesia de cordel Parábola da Verdade e da Mentira - Explicando a Fake News. A banda GoodTime RockBand, de Brasília (DF), interpreta as músicas Que País é Esse?, da Legião Urbana; À sua maneira, da Capital Inicial e a autoral Meaning of life, da GoodTime RockBand. O sarau termina com o espetáculo O Subnormal – Uma História de Baixa Visão, do autor Cleber Tolini, de São Paulo (SP).

Dia 9 de dezembro, quinta-feira
10h - Repertório Canto Coral lança a obra '3 Canções para os Pequeninos', de Rafael Bezerra

O compositor Rafael Bezerra apresenta a obra 3 Canções para os Pequeninos, um conjunto de três peças pequenas para coro infantil a três vozes. De acordo com o músico, para a criação da primeira canção Verdes são os campos - sobre uma estrofe de um poema de Camões, ele buscou inspiração nos menestréis, com seus alaúdes e, para remeter à sonoridade desse instrumento, fez uso de sílabas como DUM e DIN. Já em Acalanto, Rafael traz uma singela canção de ninar, com texto próprio, que pode ser vista como uma oração de proteção. Na terceira canção Marcha, o compositor busca mostrar o vigor das bandas militares, não apenas pela rítmica utilizada, mas também pelo uso de onomatopeias (reprodução de fonemas ou palavras que imitam os sons naturais — de objetos, pessoas ou animais) que transportam para esse universo.

Rafael Bezerra de Souza nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou seus estudos musicais tendo o piano como primeiro instrumento, passando para o estudo da clarineta e, na sequência, do canto lírico, modalidade na qual veio formar-se na graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Graduou-se e dedicou-se com afinco à Composição Musical, o que lhe rendeu o título de mestre, também pela UFRJ. Atualmente, é doutorando em Musicologia pela mesma universidade. Possui composições estreadas em eventos musicais como o Panorama da Música Brasileira Atual e Bienal de Música Contemporânea. Dentre suas obras destacam-se duas óperas infantis, compostas sob encomenda para o projeto “A escola vai à ópera”, idealizado e coordenado pelo próprio. Além de apresentar ao público infantil, em primeira audição, obras corais, obras sinfônicas e camerísticas.

Bossa Criativa

Dia 7 de dezembro, terça-feira
18h - Lançamento do 'Vídeo Luthieria com Mestre Passos', pela série Mostra Virtual São Cristovão

Dia 9 de dezembro, quinta-feira
18h - Lançamento do 'Vídeo de Mateus Santana', pela série Mostra Virtual São Cristovão

A Mostra Virtual São Cristovão faz parte do projeto Bossa Criativa. Considerada como Patrimônio Mundial Cultural e Natural, a cidade nos brinda com sua paisagem urbanística e cultural. É essa paisagem cultural que o projeto exalta nesta primeira ação, realizada em parceria com a Fundação João Bebe Água. A Mostra Virtual Bossa Criativa - São Cristóvão traz o registro em vídeo de uma série de apresentações e depoimentos de historiadores sobre o patrimônio arquitetônico, com representantes das manifestações locais como Mestre Passos e Matheus Santana na luteria; a literatura de cordel com Alda Cruz; a culinária local da Casa da Quijada e dos Bricelets; o forró de JobaRalacoxa; seus grupos folclóricos de Chegança, Caceteiras, Dança de São Gonçalo; e a arte visual representada pelos artistas Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira.

Dia 10 de novembro, sexta-feira
18h - Mostra 'A Grande EnCIRCOpédia Virtual'

O projeto lança nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 18h, mais três vídeos verbetes sobre a exposição on-line. A Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa já tem seus primeiros “vídeos verbetes” no ar. Essa enciclopédia on-line da atividade circense no Brasil reúne depoimentos, histórias e números artísticos de mais de 80 circos que alegram diversas localidades do Brasil — a maioria deles itinerante, seguindo a tradição dessa linguagem de arte.

O trabalho é inspirado no livro homônimo, da pesquisadora circense Sula Mavrudis, que também é curadora do Projeto EnCIRCOpédia. A pesquisa foi baseada nos circos que estão distribuídos pelos estados brasileiros que possuem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade: Piauí, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Cada um dos 87 vídeos leva ao público parte do legado dessas famílias e comunidades nômades. Produzidos, em grande parte, pelos próprios artistas, os vídeos estão disponíveis no site bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente no YouTube.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 18h
Oficina nº 11 pela série Academia de Ópera

Dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 18h
Oficina nº 12 pela série Academia de Ópera

Com coordenação do maestro Silvio Viegas, a Academia de Ópera, nova vertente do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras e junto a instituições que mantenham orquestras jovens. O projeto envolve a produção de vídeo-oficinas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. Inclui ainda a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura.

Projetos do Arte de Toda Gente

A Escola de Música da UFRJ realiza a curadoria dos projetos incluídos no Arte de Toda Gente. São eles Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS).

Mais informações nos sites:

Bossa Criativa
Um Novo Olhar (UNO)
Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Programa Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Governo Federal | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Mais informações sobre editais e ações da Funarte www.gov.br/funarte

por Funarte

Comentários comentar agora ❯