04 Setembro 2019 - 07:40

Circuito Penedo de Cinema divulga filmes selecionados para as mostras; confira a lista

Assessoria
Processo de seleção avaliou um recorde de 571 curtas inscritos; cinquenta e três filmes vão concorrer a R$ 41 mil em prêmios

O Circuito Penedo de Cinema divulgou, nesta terça-feira (3), os 53 filmes selecionados para as mostras que integram o evento. A lista pode ser conferida no site www.circuitopenedodecinema.com.br. Este ano, o evento bateu recorde de inscrições, com 571 proponentes. O Circuito acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro na cidade histórica de Penedo (AL).

Os proponentes selecionados devem enviar, até o dia 23 de setembro, uma cópia em HD do filme para o e-mail: mostracompetitivapenedo@gmail.com. As produções serão exibidas em sessões abertas ao público e irão concorrer a um total de R$ 41 mil em prêmios.

Quinze curtas-metragens foram escolhidos para a mostra competitiva do 12º Festival do Cinema Brasileiro; 15 para o 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas; 19 para a 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental; e quatro para a Mostra Não Competitiva de Cinema Infantil.

O estado do Rio de Janeiro é o que mais tem representantes, com dez curtas-metragens, seguido por Alagoas, com nove obras. Na sequência está a Bahia, com seis obras. São Paulo e Goiás têm cinco filmes cada, seguidos por Ceará e Pernambuco, representados por três filmes. Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão duas produções cada. Filmes do Rio Grande do Norte e Piauí também serão exibidos no Circuito.

O evento contará com a presença de um representante de cada filme concorrente, que receberá transporte e hospedagem para participar do Circuito. “A presença dos realizadores possibilita o processo de troca de experiência entre diretores, produtores locais e o público, e o evento busca criar um espaço para que essa interação possa acontecer”, destaca o coordenador-geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre.

SELEÇÃO DOS FILMES – Cada mostra contou com uma curadoria diferente. Os responsáveis pelo Festival do Cinema Brasileiro foram o realizador e pesquisador Nuno Balducci; o crítico e pesquisador de cinema Ricardo Lessa; e a cineclubista e fundadora da Mostra Ebgbé, Luciana Oliveira. A curadoria do Festival Universitário foi feita pela produtora e pesquisadora Maysa Santos; pelo jornalista Felipe Guimarães; e pelo realizador Ulisses Artur.

A comissão de seleção da Mostra Ambiental foi composta pelos professores Kim Barão e Camila Porto e pela professora, cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão. Já os filmes da Mostra Infantil foram selecionados pelos professores Marcos Sobral, Joseane do Espírito Santo, Milena Dutra e Rosemeire Secco.

De acordo com Nuno Balducci, os 401 filmes inscritos no Festival Brasileiro revelaram uma heterogeneidade de narrativas e estéticas, como também olhares múltiplos sobre a diversidade cultural e social do Brasil. “A curadoria buscou contemplar a diversidade e heterogeneidade, sem privilegiar uma determinada estética ou temática, atentando às emergências históricas que emergiram das próprias produções inscritas. Enquanto curadoria, acreditamos que o cinema, além de ser uma forma de expressão singular, é também ferramenta política de promoção de identidades e subjetividades e, por isso, cumpre um papel social”, declarou.

SOBRE O CIRCUITO – O Circuito Penedo de Cinema, que acontecerá de 25 de novembro a 1º de dezembro em Penedo (AL), é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Apoiam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯