Skip to content

Descubra a relação entre o andar e o preço dos apartamentos

Descubra a relação entre o andar e o preço dos apartamentos

Comprar um apartamento na planta pode gerar algumas dúvidas. Uma delas é a relação entre andar e preço, já que em algumas construtoras há diferenciação de valores. Confira as principais informações sobre o tema!

Por que um apartamento no andar mais alto é mais caro?

Algumas construtoras costumam aumentar o preço do imóvel conforme o andar. Portanto, quanto mais alto, mais alto é o valor. No entanto, o motivo não é estrutural e nem tem relação com as características técnicas do imóvel.

O principal motivo do andar mais alto ser mais caro é a demanda de mercado. Já no lançamento do imóvel as primeiras unidades vendidas são os apartamentos localizados no andar mais alto porque é preferência do consumidor.

Por isso, as construtoras apresentam tabelas diferenciadas de acordo com o andar. Sendo assim, o que vai determinar um imóvel ser mais barato ou mais caro em um mesmo edifício é a procura dos clientes.

Quais as vantagens do apartamento de andar mais alto?

A procura por apartamentos em andares mais alto é enorme e isso não é à toa. Morar em imóveis mais altos reúne algumas vantagens que seduzem qualquer cliente. Confira quais são os benefícios dessa escolha.

1. Vista privilegiada

A vista privilegiada é um dos principais motivos que fazem os clientes escolherem apartamentos localizados em andares mais alto. Dessa forma, é possível admirar a cidade a apenas alguns passos de distância.

2. Área mais silenciosa

Os andares mais altos estão afastados da movimentação das ruas, sendo apartamentos mais silenciosos. Além disso, na maioria dos condomínios, as áreas de lazer e festas ficam distantes, ajudando a diminuir os ruídos.

3. Bem ventilado

Quanto mais alto o edifício, melhor a correnteza de ar, principalmente quando não tem outros prédios ao redor bloqueando a circulação do vento. Assim sendo, o clima nos apartamentos fica mais agradável.

4. Mais privacidade

Se não tiver outros prédios próximos ao imóvel é possível deixar as janelas e cortinas sempre abertas. Já que não terá outras pessoas para olhar dentro do apartamento, você conseguirá ter mais privacidade.

Quais as desvantagens do apartamento de andar mais alto?

Assim como existem inúmeras vantagens de adquirir um apartamento nos andares mais altos, também é possível encontrar algumas desvantagens. Veja os contras de morar nos altos.

1. Valor mais elevado

A maioria das construtoras divide os andares em faixas de preço. Geralmente, os apartamentos que ficam nos altos são mais caros. Portanto, se realmente deseja ter um imóvel com vista privilegiada, saiba que será necessário pagar a mais por algumas comodidades.

2. Dependência do elevador

Os apartamentos que estão nos altos dependem exclusivamente dos elevadores, já que é bem complicado subir e descer vários lances de escada. Enquanto que nos apartamentos de andares mais baixo, é mais fácil e rápido chegar ao térreo.

3. Mais poeira

A circulação de ar é mais intensa nos andares mais altos o que ajuda a levar mais poeira para os apartamentos. Por isso, são imóveis que exigem cuidados constantes para manter o local sempre limpo e organizado.

4. Dificuldade para fazer mudanças

Em alguns condomínios, não existem elevadores de serviço o que dificulta na hora de fazer a mudança. Se não for possível desmontar os móveis será necessário transportá-los pelas escadas.

Como escolher o andar na hora de comprar um apartamento na planta?

Na hora de comprar um apartamento na planta é preciso ter alguns cuidados para não se arrepender depois. Um dos itens fundamentais que deve ser levado em conta é a localização do empreendimento.

Se a região é muito movimentada e existem outros prédios ao redor, vale a pena considerar um andar mais baixo. Entretanto, se a área for mais tranquila, um apartamento alguns andares acima pode ser a melhor opção.

A área de lazer é outro item importante para ter como referência, já que são setores com uma grande movimentação de pessoas. Geralmente, playground, piscinas e salas de jogos são construídos no térreo ou em andares mais baixo.

Dessa forma, é preciso levar em consideração as prioridades. Se você faz questão de está perto da área de lazer, escolha andares mais baixos. Mas se a busca é por silêncio interno, os imóveis nos altos são os mais recomendados.

Agora que você já sabe a relação entre o andar e o preço dos imóveis fica mais fácil escolher um apartamento na planta. Portanto, determine as suas prioridades e fique mais tranquilo para adquirir a tão sonhada casa própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também