Skip to content

Profissionais avisam sobre os riscos associados à obesidade

Profissionais avisam sobre os riscos associados à obesidade

Antigamente, mesmo trabalhando fora, tínhamos o hábito de preparar a nossa própria comida para saboreá-la em casa. No entanto, de alguns anos para cá, a rotina dos brasileiros mudou muito e atualmente há uma grande necessidade por refeições rápidas e fáceis. Portanto, não é de se espantar que as redes de fast-food tenham crescido tanto.

E não foi só a alimentação que mudou: hábitos no trabalho e nas horas livres também não ficaram para trás. Nos dias de hoje, as pessoas passam muito mais tempo sentadas – se compararmos às décadas passadas. Os passeios na praia e a prática de esportes deixaram de ser a opção de lazer principal de muitos, que agora preferem passar horas assistindo séries no Netflix. Aliás, a lista de assuntos que podem ser resolvidos de dentro de casa não para de crescer: fazer compras, pagar contas, pedir comida, etc. Enfim, quase tudo na vida moderna pode ser feito no conforto do seu sofá.

Resumindo: estamos trabalhando mais, nos alimentando mal, e, no final do dia, também não nos exercitamos. E o resultado só pode ser um: obesidade (os números são assustadores e atingem 20% dos adultos e o sobrepeso já é um problema sério entre crianças). Por um lado, temos que reconhecer que é realmente cruel pedir para alguém que trabalhe o dia inteiro, e que muitas vezes tem de enfrentar horas no trânsito, vá para a academia todos os dias. No entanto, não estamos falando apenas da questão estética, e sim das diversas consequências que ela pode trazer, como, por exemplo: aumento das chances de desenvolver diabetes e hipertensão; problemas cardíacos e respiratórios; e até mesmo afetar as articulações, especialmente nos joelhos e calcanhares, que são os pilares do corpo e sustentam boa parte do peso. Portanto, preocupar-se com o peso é uma questão de saúde – aliás, bem séria.

Então, como manter uma vida saudável quando se trabalha o dia inteiro – você deve estar se perguntando? Por isso, trouxemos algumas dicas:

Delivery

Não é porque você não cozinha bem, ou por não ter tem tempo para isso, que precisa comer pizza e hambúrgueres todos os dias. Saiba que já é possível pedir pratos super nutritivos através dos serviços de entrega – portanto, não há mais desculpas para maus hábitos alimentares. Um bom exemplos disso é o app PedidosJá: gigante do delivery que atende o Brasil inteiro. Eles possuem uma seção saudável com diversos restaurantes que oferecem comida caseira, integral e até mesmo vegetariana em seus menus.

Exercite-se

Não possui tempo para ir à academia, ou simplesmente não gosta? Não tem problema! Saiba que é possível se movimentar de muitas maneiras. Mora em prédio? Suba as escadas ao invés de utilizar o elevador. Compre uma bicicleta ergométrica ou esteira, assim você malha no conforto do seu lar, o tempo que quiser, enquanto assiste seu filme, ou seriado favorito, sem interferência externa. Além disso, procure ir a pé para lugares onde o carro não seja necessariamente necessário. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença e lembre-se que seja andando ou malhando, 30 minutos de exercício diário já são suficientes.

Líquidos

Estamos consumindo menos e menos água ao passar dos anos. Refrigerantes tendem a ser mais atrativos, mas ela possui enormes benefícios, inclusive aumento de metabolismo e da saciedade. Na verdade, já foi comprovado que muitas vezes confundimos sede com fome, e acabamos comendo mais do que deveríamos por conta dessa confusão. Além disso, ela é essencial para um bom funcionamento cerebral. Resumindo: beba água!

Para quem sabe e gosta de cozinhar, há a possibilidade de cozinhar e congelar os pratos. Enfim, uma excelente maneira de economizar dinheiro e se alimentar forma mais saudável. Veja aqui algumas receitas.

Como visto aqui, pequenas mudanças nos nossos hábitos podem nos ajudar a levar uma vida mais saudável mesmo no corre-corre diário. É óbvio que estamos muitos mais ocupados atualmente, se compararmos há 20 anos. No entanto, é preciso reconhecer que também temos mais facilidades – inclusive no que se refere à alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também