08 Novembro 2018 - 14:59

Retração gengival: causas, sintomas e tratamentos

A retração gengival é um assunto comum nos consultórios, afinal, um em cada três pacientes com mais de 30 anos já apresenta dois ou mais dentes com essa condição, embora possa acontecer em qualquer idade. Trata-se de um processo lento e gradual e uma das principais causas da sensibilidade nos dentes. Essa condição – que pode acontecer em um ou em vários dentes ao mesmo tempo – ocorre quando existe uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo.

O problema, também conhecido como recessão gengival (ou gengiva retraída), pode ser provocado por vários motivos, como a escovação incorreta, ou o uso excessivo da força na hora de escovar, ou ainda a utilização de instrumentos inadequados, como escova de dentes de cerdas duras. É um transtorno que surge devagar, mas piora ao longo do tempo e pode gerar consequências graves. Mas, calma, tem tratamento: retração gengival tratamento.

Quais os sintomas da retração gengival?

Retração gengival é a exposição das raízes dentárias ao meio bucal pela migração das bordas gengivais da sua posição ideal. O distúrbio ocorre pela perda do osso do ligamento periodontal e do que circunda as raízes. São duas estruturas que compõem o periodonto e atuam como base de sustentação das gengivas. Dependendo do local e da extensão, a ingestão de alimentos frios ou pastosos podem causar dores agudas. Veja quais são os principais sintomas do problema:

● Exposição da raiz dos dentes;
● Sangramento da gengiva no ato da escovação;
● Mau hálito;
● Sensação de que os dentes estão frouxos;
● Dor nos dentes;
● Sensibilidade excessiva como, por exemplo, ao usar talheres.

Quais as causas do problema?

A gengiva retraída pode ocorrer em qualquer idade e até em bocas saudáveis, podendo ser causada por diferentes fatores. Confira:

● Infecção das gengivas;
● Mau posicionamento dentário;
● Acúmulo de tártaro nos dentes;
● Hereditariedade;
● Escovação dos dentes com muita força, muita frequência ou com escovas muito duras;
● Doença periodontal;
● Alterações hormonais em mulheres;
● Uso de piercings na boca que podem provocar lesões nas gengivas;
● Enfraquecimento do sistema imune devido a leucemia, AIDS ou tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia;
● Medicamentos que deixam a boca mais seca;
● Procedimentos odontológicos, como aplicação de próteses, clareamento dos dentes ou aplicação de aparelho dentário;
● Bruxismo.

Como tratar a retração gengival?

Existem diversos tratamentos para a retração gengival e cada um deles é indicado conforme a causa. Em determinadas situações, no entanto, o problema pode ser atenuado ou prevenido com alguns remédios caseiros:

● Elixir oral de mirra: as propriedades antimicrobianas e adstringentes da mirra ajudam a matar as bactérias e protegem o tecido gengival;

● Elixir oral de salva: bochechos diários com uma solução de chá de salva e sal marinho ajudam na prevenção. Ambos são antissépticos, aliviam a inflamação e favorecem a cura;

● Pasta de hidraste: a planta, junto com a mirra, provoca uma intensa ação curativa nas gengivas inflamadas, se tornando uma boa opção caso as gengivas retraídas estejam também vermelhas.

Dependendo da causa e da gravidade da retração gengival, será preciso outro tipo de tratamento. Veja algumas opções:

● Infecção: o dentista pode, além de tratar o problema, prescrever um enxaguante bucal, gel ou uma pasta antisséptica;

● Tártaro: o acúmulo do tártaro obriga o paciente a fazer uma limpeza dentária no dentista;

● Periodontite: nesse caso, o dentista irá fazer uma raspagem e alisamento radicular;

● Dentes mal posicionados: já nessa situação, o problema só será corrigido com o uso de aparelho dentário;

● Medicamentos que deixam a boca seca: é aconselhável que o paciente reveja, juntamente com o médico, se existe outro remédio com menos efeitos secundários. Em caso negativo, será necessário usar um produto para reduzir a secura da boca.
 

Comentários comentar agora ❯