Skip to content

Dicas para melhorar sua performance em Mountain Bike

Dicas para melhorar sua performance em Mountain Bike

Considerado um esporte radical, o mountain bike é praticado por muitos ciclistas no Brasil e no mundo. Mas, correr de bike em relevos acidentados requer cuidados especiais. O que inclui o uso de diversos acessórios de segurança desenvolvidos para esse tipo de atividade.

Utilizar equipamentos corretos é importante para todos os praticantes. Além de proteger a integridade física do atleta, os itens de segurança para mtb ainda oferecem melhores condições psicológicas para os ciclistas fazerem suas trilhas com mais liberdade.

Por esse motivo tais acessórios são fundamentais para melhorar a performance durante a prática. A dica para obter esses equipamentos específicos para mtb é realizar a compra em lojas especializadas em acessórios para ciclistas. Além disso, prefira comprar pela internet porque costuma ser mais barato.

Sapatilhas mtb facilitam a vida do ciclista

Antes de encarar trilhas mais difíceis, o recomendado é contar com calçado adequado para garantir conforto durante suas pedaladas.

Para melhorar sua performance, o ideal é investir em sapatilhas para mountain bike. Isso porque elas foram desenvolvidas para atender as necessidades específicas da modalidade.

Existem diversos modelos de diferentes marcas no mercado. Confira como esse tipo de calçado para ciclista pode melhorar sua performance:

● Permite que você mantenha a potência durante suas pedaladas
● Proporciona maior rendimento na prática de mountain bike
● Feito para prender no pedal da sua bicicleta
● Possibilita que você trabalhe melhor toda a musculatura das suas pernas (porque seus pés estão presos nos pedais)
● Tem solado rígido
● Sapatilhas mtb dão mais conforto na hora de empurrar sua bike durante as trilhas devido a flexibilidade. O que facilita bastante sua caminhada.


Capacete de mountain bike garante a segurança que você precisa para aumentar seu rendimento

Proteção para o crânio é indispensável para todos os ciclistas, ainda mais para os que fazem trilhas.

Para quem pratica MBT, comprar capacete para mountain bike vale muito a pena. Isso porque além de oferecer segurança de acordo com as necessidades específicas do ciclista de aventura, também permite melhorar a performance em corridas e trilhas.

Por que capacetes para mtb permitem melhor performance?
● Leveza: são bem leves em relação a outros tipos de capacetes para ciclistas. Dessa forma terá impacto menor no seu pescoço. Com menos peso nessa região do corpo, você evita dores e ainda melhora seu rendimento nas provas, corridas e trilhas.

● Circulação de ar :os modelos específicos para mountain bike conseguem manter a cabeça do ciclista seca e fresca durante as pedaladas. Isso porque contam com túneis de ventilação no capacete. O que garante muito mais conforto e bem-estar durante a prática.

● Aerodinâmica: os capacetes para mountain bike foram projetados para tornar a prática da modalidade mais confortável e eficiente. Inclusive com aerodinâmica especial.
Nunca deixe de treinar

Com os equipamentos perfeitos para melhorar sua performance no mountain bike, é hora de treinar. Afinal é a prática que leva à perfeição.

Treino em subida

Faça esse exercício em uma subida considerada moderada para evitar problemas por overtraining. Inclinação (com no máximo 10% e no mínimo 8%) é o ideal para esse tipo de treino.

Pedale subindo em sua potência máxima por 30 segundos. Primeiramente realize o exercício pedalando com o corpo levantado na bike. Depois volte de onde você partiu fazendo novamente a atividade, mas agora pedalando sentado e com a mesma intensidade da primeira vez.

Faça um sequência de 6 subidas (intercalando 3 pedaladas em pé e 3 pedaladas sentadas)

Finalize descansando por 10 minutos com giradas leves.
Para deixar pedalada mais eficiente
2 séries de no máximo 15 minutos descansando 5 minutos com giros. Faça assim:

● 10 segundos de pedalada intensa e rápida ( 90 rpm no mínimo e no máximo 100 rpm)
● 20 segundos para recuperação com giros leves

Para melhorar sua resistência muscular
Faça até 4 séries de pedaladas velozes e com bastante força da seguinte maneira:

● 40 segundos de velocidade máxima e alta intensidade nas pedaladas
● 20 segundos para recuperação com giros leves
● Faça repetições (no máximo 10 vezes)
● 5 minutos de leves giros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também