Skip to content

Programa Startup Gov.br acelerará entrega de projetos de transformação digital

  • Home
  • Brasil/Mundo
  • Programa Startup Gov.br acelerará entrega de projetos de transformação digital

Programa Startup Gov.br acelerará entrega de projetos de transformação digital

Um programa inovador, conhecido como Startup Gov.br, do Ministério da Economia, busca desenvolver e acelerar o desenvolvimento de projetos de transformação digital dentro do Governo Federal. Na prática, o programa visa a digitalização dos serviços públicos federais, com economia de recursos e ações que simplifiquem a vida do cidadão.

“Por meio desse programa, projetos estratégicos de transformação digital com alto impacto na população foram selecionados”, explicou o secretário nacional de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, sobre o Startup Gov.br, que foi instituído por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, quarta-feira (3).

Para implementar o programa, a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, contratou, de forma temporária, 350 profissionais. “Esses 350 novos profissionais foram contratados para atuar exclusivamente nos projetos de transformação digital mais importantes para todos os brasileiros. Nós estamos reorganizando a Secretaria de Governo Digital, criando esses times multidisciplinares focados na entrega, e usando métodos ágeis para rapidamente serem resultados nas mãos de todos os brasileiros.”

Os projetos da Startup Gov.br são definidos entre os Planos de Transformação Digital de cada órgão federal e selecionados a partir de critérios, como número de beneficiários, potencial de desenvolvimento econômico e social, e economia de recursos para os cofres públicos.

“Os times do Startup Gov.br estão distribuídos em todos os ministérios. No Ministério da Economia, no Ministério da Cidadania, no Ministério da Saúde, no Ministério da Educação e em outros tantos que virão a ser priorizados nos próximos ciclos de inovação e de seleção de projetos. Um grupo de profissionais dedicados a diversas áreas do conhecimento, como experiência do usuário, arquitetura de software, ciência de dados, são alocados nesses projetos para fazer a entrega, do início ao fim, tornando a vida do cidadão muito mais simples”, acrescentou Luis Felipe Monteiro.

Projetos digitais em desenvolvimento
As equipes de novos profissionais trabalham dentro do Ministério da Economia, por exemplo, nos projetos Gov.br 360, que busca oferecer serviços digitais de forma personalizada para o cidadão, e no Sou Gov.br, que promove a transformação digital da gestão de pessoas no Governo Federal.

Já no Ministério da Cidadania, os profissionais do programa Startup Gov.br trabalham na implantação do Novo Cadastro Único, enquanto no Ministério da Educação, na Carteira Digital Estudantil.

No Ministério da Agricultura, a equipe está debruçada em acelerar o projeto de Autocontrole de Defesa Agropecuária e o Cadastro Ambiental Rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também