30 Junho 2022 - 06:00

Campus do Sertão: Grupo Abí Axé Egbé realiza 3º ciclo de formação docente

Divulgação
Evento será presencial nos dias 4 e 5 de julho

Nos dias 4 e 5 de julho, o Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé realiza o 3º Ciclo de Formação Docente, uma iniciativa que visa discutir a importância política da consciência negra na educação. O evento acontece no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas e é totalmente gratuito e com direito à certificação. Para participar, é preciso realizar inscrição no site.

Segundo os organizadores, a escolha do tema “A Importância Política da Consciência Negra na Educação” surgiu a partir do desejo de pensar a prática educativa desde a atuação docente na rede municipal de educação básica até a universidade. “São notórias as dificuldades com as quais lidam muitos professores para trabalhar as relações étnico-raciais no espaço escolar”, explica a carta convite.

A programação terá início às 16h do dia 4 de julho, com uma oficina de Dança Afro, ministrada pela professora Ryclesia Correia de Carvalho (Abí Axé Egbé). Às 19h haverá a uma mesa-redonda com o tema: “Consciência Negra e Educação”. As atividades do dia encerram com lançamento de livros com temática negra ou diversidade e exibição de documentário a partir das 21h.

Já no dia 5, a oficina “Julho das Pretas e Estética negra” inicia às 16h, ministrada pela professora Luciana Silva (Abí Axé Egbé). Às 19h o tema é “Interseccionalidades: raça, classe e gênero”, com a presença dos professores Adriana Deodato (Ufal/Nudes/Abí Axé Egbé), Eltern Vale (Ufal/Abí Axé Egbé) e Mônica Regina (Ufal/Nudes/Abí Axé Egbé). A mesa será mediada pela professora Nadja Soares (Abí Axé Egbé). Em seguida, a partir das 19h, acontece a estreia do espetáculo: Abí Axé Egbé Egbé, o primeiro.

O tema do evento é dedicado à reflexão sobre a participação de pessoas negras e da cultura afrodescendente na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas voltados a construção de conteúdos acadêmicos sobre a discriminação e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade.

O evento é organizado pelos discentes de graduação do curso de História da disciplina Atividade Curricular de Extensão 2 (projeto), junto com a participação do Abí Axé Egbé e conta com a coordenação do professor Gustavo Manoel da Silva Gomes e carga-horária de 20 horas. 

por Ufal

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.