Skip to content

Reeducandos participam de casamento coletivo no sistema prisional

  • Home
  • Alagoas
  • Reeducandos participam de casamento coletivo no sistema prisional

Reeducandos participam de casamento coletivo no sistema prisional

“Espero que vocês sejam muito felizes e que esse seja o primeiro passo em direção à mudança de vida”. Esse foi o conselho do juiz da 16ª Vara Criminal da Capital de Execuções Penais, José Braga Neto, para os 10 casais que oficializaram a união no sistema prisional de Maceió, nesta quinta-feira (27). A iniciativa contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares.

A cerimônia de casamento civil é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Tribunal de Justiça de Alagoas. O Balcão Cidadão da Seris viabilizou a documentação necessária para realização das uniões, que beneficiou reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, Cyridião Durval e Silva e Penitenciária de Segurança Máxima de Maceió.

O juiz da 16ª Vara Criminal da Capital de Execuções Penais, José Braga Neto, destacou que o contato com a família é decisivo para a ressocialização do custodiado.

“O apenado valoriza muito a família e a proximidade entre eles é essencial para o processo de reintegração social. O casamento serve para regularizar a situação civil, uma vez que a certidão de casamento ou declaração de união estável é essencial para a ocorrência de visita íntima”.

A assistente social e coordenadora do Balcão Cidadão, Gisele Máximo, destacou a importância do ato. “O casamento tem um papel especial, principalmente, no ambiente carcerário, propiciando paz, tranquilidade e estabilidade na vida do custodiado, uma vez que os laços familiares são fortalecidos, evitando o retorno ao crime”, explicou.

“Estou há quatro anos no sistema e hoje realizo um sonho. Independente do lugar, eu estou feliz por poder transformar a minha namorada em esposa e saber que agora poderei receber a visita dela semanalmente. Quero sair, formar a minha família e realizar nossos sonhos juntos, levando uma vida digna”, declarou emocionado o reeducando Eyder Monteiro Toledo, de 27 anos, um dos participantes da cerimônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também