28 Janeiro 2022 - 22:05

Alagoas Sem Fake: É falso que chá contendo alho seja capaz de combater gripe

Secom Alagoas
Alagoas Sem Fake

Circula nas redes sociais um vídeo onde um homem ensina a receita de um chá que seria capaz de combater o vírus da gripe. O conteúdo mistura informações verdadeiras com orientações não recomendadas por especialistas. A nutricionista Karol Souza alerta que a mistura de ingredientes oferece riscos às gestantes.

O vídeo começa com a leitura de uma notícia sobre o aumento de casos de síndromes gripais e apresenta um chá feito com cebola, alho, limão e mel com a ideia de que combateria o vírus. Durante a narração, ele mostra o passo a passo da receita e informa os possíveis benefícios de cada ingrediente. “A cebola roxa aumenta a imunidade, o alho combate vírus, limão e mel fortalecem o sistema imunológico. O chá trata todo sistema respiratório”, afirma o homem que não se identifica na gravação.

O vídeo apresenta informações verdadeiras, mas também traz orientações equivocadas. A nutricionista Karol Souza reconhece que os ingredientes apresentam benefícios à saúde, mas que há exageros. “Os itens apresentam sim benefícios, porém o alho não combate o vírus. Na verdade, não existe alimento que combata o vírus. O alho é bactericida, mas não evita que você pegue a gripe, o chá apenas ajuda a aliviar os sintomas”, informa a nutricionista clínica.

Na questão nutricional, ela sugere uma boa alimentação e a busca por um profissional. “Em um período de alta contaminação do vírus da gripe, é preciso uma boa e saudável alimentação. É importante contar com um profissional que avalie a necessidade de um complemento, como o consumo de vitaminas, por exemplo”, orienta.

Além disso, Karol lembra que o sistema imunológico não depende apenas da alimentação para o corpo estar preparado, resistir ou sofrer menos com os sintomas da gripe. Ela recorda que manter um estilo de vida com exercícios físicos e outras práticas saudáveis para a saúde mental, por exemplo, também influenciam em uma boa resposta imunológica do corpo.

A nutricionista também alerta que a mistura de ingredientes, como os citados no vídeo, se consumida em grande quantidade, ao invés de auxiliar na recuperação da saúde pode até oferecer riscos: “A gente não recomenda, por exemplo, que gestantes tomem esse tipo de chá, porque ele pode se tornar tóxico”.

A prevenção das síndromes gripais segue os mesmos protocolos sanitários para Covid-19: além da vacinação contra a influenza, que protege contra H1N1, os cuidados no dia a dia com o uso de máscara, higienização das mãos com frequência e o distanciamento social. Quando for necessário, ao sentir sintomas mais fortes, procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯