27 Novembro 2021 - 12:04

Governo do Estado lança o Ronda no Bairro no Benedito Bentes próxima segunda-feira (29)

Ascom Ronda
Programa Ronda no Bairro (PRB)

O Governo do Estado amplia a segurança comunitária na capital ao lançar o Programa Ronda no Bairro (PRB), na próxima segunda-feira (29), no Benedito Bentes. A solenidade está marcada para ter início às 15h, na praça Padre Cícero, localizada ao lado do Terminal Central de Ônibus do bairro. Com a expansão do PRB, esta será a quarta localidade a receber o Policiamento de Proximidade, que é a filosofia do Programa e que tem mudado o jeito de fazer segurança pública e a prevenção da violência em Alagoas.

Inicialmente, para atender a área comercial do perímetro definido como de atuação do Ronda, serão mobilizadas 6 viaturas, 12 motos e uma van, sendo uma viatura para Equipe Social, quatro operacionais e uma administrativo. Como efetivo, serão ao todo 21 agentes de proximidade, sendo três patrulhas a pé, as chamadas POs; duas em motos e duas em viaturas, por turno. Assim como nos outros territórios, no Benedito Bentes, as atividades vão se estender das 6h da manhã às 14h30 e das 14h30 às 22h30.

Além das ações do Comando Operacional, especificamente no que se refere ao policiamento e combate à criminalidade, com a chegada do Ronda no Bairro ao Benedito Bentes, a população terá ainda atividades desenvolvidas pela Equipe de Mobilização e Articulação Social no que se refere à assistência e acolhimento às pessoas em situação de rua, além de ações junto a órgãos e instituições responsáveis pela requalificação de espaços públicos degradados.

Motos e patinetes para a orla - Durante a solenidade de lançamento do território Benedito Bentes, o governador Renan Filho (MDB/AL) vai entregar 12 motos BMW novas e patinetes. Todos os novos equipamentos serão utilizados no policiamento de proximidade no território da orla marítima.

Experiência positiva - Com quase quatro anos de atuação nos territórios do Centro, orla marítima e Jacintinho, o Ronda no Bairro tem sido uma experiência positiva na prevenção à violência e redução dos índices de crimes, sobretudo, dos atos violentos contra o patrimônio.

Um dos destaques é a redução a índice zero na quantidade de assaltos à coletivos nas suas aéreas de atuação, além de diminuição significativa em até 80% em outras modalidades de delitos, como assaltos à mão armada, roubos a estabelecimentos comerciais e roubos de veículos.

“Com sua filosofia de proximidade, o Ronda se destaca por manter uma relação bastante próxima às comunidades onde atua, se tornando um parceiro da população. Comprovadamente, a simples presença dos agentes do Programa nas ruas já inibe a ação dos bandidos e isso se reflete nos nossos levantamentos estatísticos sobre a atuação do Ronda”, destaca o superintendente do Programa, coronel Cícero Silva.

Integração - Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, a experiência do Ronda comprova que a atuação integrada das secretarias é o caminho eficiente para garantir segurança e tranquilidade à população. “Ao estar próximo das comunidades, o Ronda consegue detectar possíveis áreas de conflito e atuar preventivamente com suas ações sociais ou culturais, sem esquecer as atividades de policiamento, embora não ostensivo, pois este não é o objetivo do Programa, mas de vigilância permanente. E esta fórmula tem dado muito certo. Tanto que agora, por determinação do governador Renan Filho, estamos levando esse ‘case’ para uma das áreas de maior população de Maceió, o Benedito Bentes”, informa.

Já o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, também destaca a integração entre a Secretária de Segurança Pública (SSP) e a Seprev. “Ao unirmos prevenção e policiamento, no caso do Ronda, de proximidade, estamos mostrando aos alagoanos que é possível fazer segurança de uma forma mais humanizada, quebrando paradigmas e apresentando resultados concretos de combate e prevenção à violência”, ressalta.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.