26 Fevereiro 2019 - 16:16

Cantar o Hino fica a critério de cada unidade escolar, diz Seduc sobre pedido do MEC

Daiane Mendonça
Ministério da Educação enviou nota para escolas de todo país

O Ministério da Educação enviou para escolas de todo país um pedido para que crianças cantassem, todos os dias, o hino nacional e que o momento fosse gravado em vídeo e enviado para o governo.

Ainda no pedido, em determinado momento teria que ser lida uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan da campanha de Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”.

Em desacordo com a orientação do Ministério, a Secretaria de Estado de Educação emitiu nota nesta terça-feira, 26 de fevereiro. Segundo a publicação, a Seduc, “em respeito à autonomia da escola no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, entende que cantar o Hino Nacional é uma atividade que fica a critério de cada unidade escolar”.

Sobre o pedido para que fosse citado o slogan de campanha de Bolsonaro, ficou definido, após repercussão, que será enviada uma nova mensagem às escolas com uma nova carta, agora sem o slogan da campanha presidencial. "Eu percebi o erro e tirei essa frase. Tirei a parte correspondente a filmar sem autorização dos pais", disse o ministro

Confira abaixo a nota da Seduc

“A Secretaria de Estado de Educação, em respeito à autonomia da escola no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, entende que cantar o Hino Nacional é uma atividade que fica a critério de cada unidade escolar.

Compreendemos também que os critérios e condições para filmagem de qualquer atividade didático-pedagógica deve constar no regimento interno da unidade de ensino, observando as questões legais quanto ao uso de imagem e autorização dos pais ou responsáveis pelos estudantes menores de idade.

Por outro lado, a Seduc entende que as escolas não se constituem ambiente propício para manifestações político-partidárias.

A Seduc vem trabalhando a fim de garantir os direitos de aprendizagem das crianças e jovens alagoanos, em colaboração com a União e os municípios, por meio de políticas educacionais que proporcionem educação pública gratuita e de qualidade”.

 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.