25 Janeiro 2022 - 05:00

Início do semestre na Ufal é marcado por retorno gradual às atividades remotas

Divulgação
Atendimentos aos estudantes na Reitoria tem sido feito por agendamento via e-mail

O período letivo 2021.2 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve início na última segunda-feira, 17 de janeiro, após o recesso de fim de ano. Por conta do alto número de casos de covid-19 e síndromes gripais em toda a cidade de Maceió, as aulas foram retomadas ainda de forma remota, e o Conselho Universitário (Consuni) deve decidir nos próximos dias como será o retorno presencial.

Ocorrem de forma presencial apenas as atividades de estágio em alguns cursos e alguns componentes curriculares. Em Arapiraca houve atividade cultural para o início das aulas em 2022. “Discutimos sobre os curtas alagoanos que participaram da Mostra Sururu Itinerante de Cinema Alagoano”, disse o professor Elthon Oliveira, diretor acadêmico do Campus Arapiraca.

Ele informou ainda que muitos docentes têm se capacitado para adotar o Microsoft Teams nos próximos dias, por conta da suspensão das atividades no Google Meet por diretrizes da própria empresa. “Dos cursos de graduação do Campus, apenas Medicina e Enfermagem estão com algumas atividades de ensino presenciais, sempre seguindo todos os protocolos de segurança; os demais, seguem com as atividades remotas, de acordo com a determinação do Consuni por conta da pandemia”, explicou.

O atendimento ao aluno em Arapiraca continua acontecendo dentro do Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA) e nas secretarias de curso normalmente, basta o aluno comparecer e se identificar.

Já em Maceió, o Diretório de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) tem feito as Colações de Grau por ato administrativo e o atendimento presencial, quando há necessidade, é feito com agendamento via e-mail, no endereço secretaria@drca.com.br.

Segundo a diretora do DRCA, Rosana Araújo, o processo de colação por ato administrativo se consolida cada dia mais visto ser eficiente no atendimento totalmente on-line das solicitações, garantindo o trâmite administrativo mais rápido, além de preservar a segurança dos discentes que não precisam se deslocar até a universidade.

Para isso, o estudante deve estar com o curso integralizado e enviar junto ao formulário eletrônico toda documentação obrigatória (RG + Nada Consta de Biblioteca + Recebido depósito do TCC + Declaração de Veracidade). A solicitação pode ser efetuada acessando o site.

A Biblioteca Central também suspendeu os atendimentos presenciais, sendo que quem tiver necessidade devolver livros deve realizar agendamento no endereço da Divisão de Serviços ao Usuário (dsu@sibi.ufal.br), sendo que as entregas acontecerão sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h, de acordo com os agendamentos.

Outras dúvidas, acesse o portal da SiBi, no endereço, www.sibi.ufal.br e/ou envie um e-mail para secretaria@sibi.ufal.br. 

por Ufal

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