23 Setembro 2021 - 12:02

Acidentes de trânsito são as ocorrências mais atendidas pelo Samu em Alagoas

Carla Cleto
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas

Na Semana Nacional de Trânsito (SNT), que ocorre até sábado (25), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas revela que, no topo do ranking das ocorrências atendidas pelo órgão, estão os acidentes de trânsito. Para se ter ideia, só de janeiro a agosto deste ano foram 4.965 vítimas do trânsito atendidas e encaminhadas para hospitais em todo o Estado.

Segundo o Núcleo de Estatísticas do Samu Alagoas, o socorro às vítimas de acidentes de trânsito representa cerca de 20% entre todas as 23 categorias de ocorrências registradas em Alagoas. Só no mês passado foram notificados 635 destes atendimentos, superando os casos de Covid-19, que desde o início da pandemia, lideravam o ranking.

Além das medidas preventivas de segurança, como a direção defensiva e o uso de cinto de segurança ou capacete, é importante saber como proceder com as vítimas em casos de acidente. De acordo com a médica e supervisora do Samu Alagoas, Josileide Costa, ao presenciar um acidente, é necessário ligar imediatamente ligar para o Samu, através do número 192, para receber as informações adequadas.

“A orientação é sempre manter as vítimas na mesma posição enquanto aguarda o resgate. Como nem todo mundo tem conhecimento técnico para os procedimentos médicos, remover o acidentado pode ser muito prejudicial, levando a sequelas, muitas vezes irreversíveis e, até a óbito”, explica a supervisora.

Constatação – Um desses pacientes registrados na estatística é Vandro Costa, que, no início da tarde de 12 de agosto, dirigia uma caminhonete vinda de Matriz do Camaragibe, acompanhado do sobrinho e um amigo. Ele acabou perdendo o controle do veículo na Avenida Cachoeira do Meirim, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

O veículo capotou algumas vezes e, como nenhum dos ocupantes utilizava cinto de segurança, todos precisaram de socorro médico. “O atendimento do Samu foi bem rápido. Eu não tive nada grave, só alguns cortes na cabeça. Fui levado pro HGE [Hospital Geral do Estado] e liberado pouco tempo depois. Meu sobrinho teve um quadro mais grave e fez uma cirurgia na coluna, mas, agora, está se recuperando bem”, relembra Vandro.

Apesar dos ferimentos sem gravidade, o motorista só pôde voltar ao trabalho 20 dias depois do acidente. “Agradeço muito as equipes do Samu, pois sei que fizeram de tudo para me ajudar; e o atendimento, até a chegada no hospital, foi o melhor possível. Infelizmente perdi meu amigo que estava comigo no carro, mas sei que poderia ter sido ainda pior”, salienta Vandro.

Seguro DPVAT - Mais conhecido apenas como DPVAT, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é uma ferramenta nacional de caráter social, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros. Para receber este benefício, que pode chegar até R$ 13 mil, é necessário encaminhar para a seguradora, entre as documentações, a Certidão de Socorro, entregue pelo Samu, caso o atendimento móvel de urgência tenha sido acionado.

Para solicitar esta certidão é necessário, primeiro, ligar para o número 3315-1179, para que seja identificado, a depender do município onde ocorreu o acidente, onde estão arquivadas as fichas médicas do atendimento, se na Central Maceió ou Arapiraca. Só então é que um parente de primeiro grau ou a própria vítima deve se dirigir à central correspondente, de acordo com a cidade da ocorrência, com um documento de identificação com foto da vítima - e do solicitante, caso seja um parente - para solicitar a certidão, que é entregue em até cinco dias úteis.

Quando acionar o Samu – O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender vítimas de acidentes de trânsito, o serviço atua em ocorrências com vítimas de quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.