23 Março 2017 - 10:51

Fórum de Temático de Aquicultura discute ações para AL

Assessoria
Foram abordados temas ligados à comercialização do pescado

Instituído em novembro do ano passado, durante a realização do Governo Presente, no município de Junqueiro, o Fórum Temático de Aquicultura Alagoana reuniu seus membros na primeira reunião ordinária do ano. O encontro foi coordenado pelo assessor técnico da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Edson Maruta.

Participam como integrantes do Fórum de Aquicultura de Alagoas representantes da Seagri, Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Universidade Federal de Alagoas, Sebrae/AL, Codevasf, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura, Federação dos Pescadores de Alagoas, agentes financeiros, entre outros.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o propósito do fórum é realizar discussões amplas e democráticas entre as entidades públicas e privadas, visando alicerçar o desenvolvimento sustentável da aquicultura em Alagoas.

O oceanógrafo Ricardo Nono, representante do IABS, entende que a reunião do fórum é um momento importante para o fortalecimento do setor com ações que beneficiem produtores de ostras e de peixes e, ainda, sururu, mussunin e lambreta.

Segundo Ricardo Nono, em Alagoas, cem famílias sobrevivem atualmente diretamente da produção de ostras nos municípios de Coruripe, Barra de São Miguel, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antonio e Porto de Pedra.

Como informa o coordenador do Fórum, Edson Maruta, representante da Seagri, o Estado de Alagoas é considerado de médio porte na produção de tilápia na região Nordeste.

De acordo com Maruta, Em Alagoas há dois piscicultores de grande porte, com produção superior a 100 toneladas de pescado por mês, e ainda produtores de médio porte, com produção mensal de 25 toneladas de pescado.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, vem incentivando e apoiando a produção de pescado, com doação de alevinos aos pequenos produtores.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯