Skip to content

Escola da Magistratura irá trabalhar mediação de conflitos em escolas da rede pública

  • Home
  • Alagoas
  • Escola da Magistratura irá trabalhar mediação de conflitos em escolas da rede pública

Escola da Magistratura irá trabalhar mediação de conflitos em escolas da rede pública

O juiz Anderson Passos, coordenador de Projetos Especiais da Escola Superior da Magistratura (Esmal), esteve reunido, nesta quinta-feira (21), com a secretária executiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Laura Cristiane de Souza. O objetivo da conversa, ocorrida na sede da Seduc, foi apresentar o relatório das atividades do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) no ano de 2018 para a gestora, bem como definir os rumos da parceria do programa da Esmal com o Governo do Estado. As servidoras do PCJE Luzia Rodrigues e Conceição Marques também participaram do encontro.

Neste ano letivo, o PCJE pretende ampliar ainda mais o seu suporte às escolas da rede estadual com atividades voltadas à mediação de conflitos. Os estudantes receberão treinamento para que, com o apoio dos professores, os quais em 2018 participaram de capacitação realizada pela Esmal sobre o tema, consigam solucionar suas desavenças dentro do ambiente escolar, de forma pacífica e através do diálogo.

“Trabalhamos com a Esmal de uma forma integrada ao currículo da escola, o que faz com que o PCJE já seja parte da rotina escolar. A receptividade dos professores, da equipe gestora e dos alunos passa a ser maior porque há uma intencionalidade pedagógica. O que a Esmal e o Programa Cidadania e Justiça propõem traz melhorias para a aprendizagem dos estudantes porque abordam não só competências cognitivas, mas também competências emocionais, como a mediação de conflitos, a comunicação e a elevação da autoestima”, relatou Laura de Souza.

Para o juiz Anderson Passos, a proximidade com a Seduc é o que faz com que o PCJE e a Esmal consigam, ano a ano, ampliar o programa e ter sucesso nas suas ações junto às escolas da rede estadual. “É sempre um desafio atender a tantas escolas, mas eu tenho certeza de que com a dedicação dos servidores, dos juízes e do diretor-geral da nossa escola, desembargador Fábio Bittencourt, nós vamos conseguir atender às novas demandas mantendo o nosso nível de qualidade.

Em 2019, o PCJE trabalhará com os estudantes do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais Prof.ª Anaías de Lima Andrade, Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes, Prof.ª Maria das Graças de Sá Teixeira, Prof. Eduardo da Mota Trigueiros, Prof. Theonilo Gama, Princesa Izabel e Prof. Antônio Lages. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais Prof. Antídio Vieira, Cícera Lucimar de Sena Santos, Doutor José Haroldo da Costa, Tradutor João Sampaio, Padre Pinho e Silvestre Péricles também serão contemplados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também