22 Fevereiro 2020 - 17:23

Em comemoração aos 30 anos, Fapeal entrega revitalização de sua sede

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) vai completar 30 anos em setembro de 2020. Para iniciar os marcos comemorativos das três décadas, foi inaugurada, nessa quinta (20), a revitalização do prédio-sede, considerados um dos mais bonitos e históricos do Centro de Maceió.

As obras foram executadas graças às parcerias com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag)A Seplag doou a tinta e uma equipe de ressocializandos refez toda a pintura externa e interna da construção. Além disso, a Fapeal também inaugurou sua nova recepção.

Abrindo a solenidade, o secretário Fabrício Marques observou: “O que a conseguimos concluir aqui na Fapeal parece simples, mas não é comum na administração pública: cuidar do patrimônio público. Existem muitas dificuldades. Temos de preservar o que existe.”, observou o economista.

A policial militar Tauana Santos, chefe de reintegração social da Seris, representando o secretário, Coronel Marcos Sérgio, comentou que o emprego do trabalho dos ressocializandos na manutenção de espaços públicos é uma parceria que vêm sendo mantida com diversas secretarias: “É muito bonito quando a gente vê esse trabalho sendo realizado e constata o resultado”, comemorou a soldado.


“Hoje é um dia de parabenizar o professor Fábio Guedes e todos os servidores da Fapeal”, resumiu a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Rocha. “Obrigada por sempre ajudar a Secti a fazer tudo acontecer como deve ser, lado a lado e em parceria. Parabéns a todos os servidores, a sede ficou belíssima”, observou a gestora.

Resolução de problemas

O diretor presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explicou que a revitalização do prédio foi motivada pela necessidade: “Nós precisávamos de um espaço destinado a receber as comissões científicas que analisam os projetos e relatórios submetidos à Fapeal. Não tínhamos nenhuma sala específica para receber os pesquisadores de fora, que vêm até aqui para fazer o trabalho que compete a eles. E o prédio precisava de uma recepção nova”, ponderou o gestor, acrescentando que há 10 anos a sede da Fapeal não tinha sua pintura renovada por inteiro.

Guedes adiantou que o próximo passo de melhoria no ambiente da Fapeal será a reforma e a modernização do auditório da Fundação — que é frequentemente utilizado por diversos órgãos do Governo de Alagoas ­— e da sala de tecnologia da informação, que abriga computadores e servidores indispensáveis para todo o estado.

Isso poderá ser viabilizando mediante uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A RNP é o órgão federal que provê conectividade de internet veloz para ambientes acadêmicos públicos no Brasil. Em Alagoas, seu Ponto de Presença (PoP AL) é abrigado na seda da Fapeal. Diversas instituições se beneficiam dessa banda larga, incluindo-se todos os campi da Ufal, Uneal e Uncisal e órgãos pertinentes do Governo de Alagoas.

Colaboração

O professor Fábio Guedes dedicou a inauguração a toda à equipe da Fapeal, agradecendo também a superintende administrativa da fundação Morgana Medeiros pela participação na idealização do projeto enquanto arquiteta, e aos setores Assessoria Executiva de Gestão Interna, Gerência Administrativa e Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, pela dedicação em executá-lo.      

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯