21 Janeiro 2022 - 07:00

Estudante de Alagoas integra equipe finalista de competição global da Huawei

Divulgação
Warley Vital, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas

Chegar à final de uma competição é sempre emocionante, mas quando envolve projetos que têm como objetivo a construção de um futuro melhor, através da tecnologia, a motivação aumenta. E como se não bastasse o envolvimento de estudantes em nível global, a final da disputa tem uma equipe brasileira, do projeto Digital4People, composta por 11 estudantes de diferentes estados, dentre eles Warley Vital, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas.

Tudo começou na sétima edição do Seeds For The Future, programa global de intercâmbio cultural e profissional da Huawei, em setembro de 2021, quando estudantes de todo o Brasil foram selecionados para participar do programa on-line Tech4Good, que aconteceu entre os dias 22 e 29 de setembro de 2021. Foram selecionados estudantes de todo o Brasil para participar do programa on-line, que envolveu palestras e outros eventos, desafiando-os a desenvolverem ideias cujo uso da tecnologia impactasse a sociedade de forma benéfica. “Nessa fase, meu grupo venceu, o que nos permitiu submeter nossa solução para a competição global”, explica Warley Vital.

Em janeiro de 2021, o projeto Digital4People foi selecionado e ficou entre os top 10 finalistas globais. As equipes receberam, então, mentorias nas áreas de storytelling e revisão tecnológica, por exemplo, para aperfeiçoamento das propostas; e agora a disputa está no âmbito da votação popular para, juntamente com o júri técnico, definir a classificação final. A disputa está acirrada na enquete publicada no perfil da Huawei no Twitter. Atualmente, a votação está entre os projetos Digital4People, do Brasil; Binary Brains, da Líbia; e SA-Tech, da África do Sul. Para conhecer melhor os projetos e votar, confira este tweet.

Digital4People

O projeto Digital4People foi idealizado para sanar o problema de milhares de famílias nordestinas que não têm água encanada e dependem do abastecimento de água em suas cisternas por meio de carros-pipas. “Atualmente, o programa federal ‘Cisterna para todos’ não tem um gerenciamento ideal: a água demora a chegar e há casos de interferências no processo, por exemplo. Por isso, propomos o desenvolvimento de um hardware que seria instalado diretamente nas cisternas e mediria, em tempo real, o nível de água. As informações seriam passadas por uma rede de baixo custo aos nossos sistemas, o que permitiria um melhor gerenciamento e o atendimento das demandas automaticamente”, explica Warley Vital.

Além disso, os estudantes também previram a criação de uma plataforma pra sincronização das rotas dos caminhões. “Os tripeiros teriam um aplicativo e seriam cadastradaos em uma rota específica. À medida que abastecessem as cisternas e cumprissem a meta, os dados já seriam sincronizados com o nosso sistema. Este é o grande diferencial: acabar com a espera das famílias por caminhões-pipas para abastecer suas cisternas. É um problema grave e que pode ser fatal, afinal a água é a nossa vida. Usar a tecnologia e a criatividade para resolver problemas sociais importantes é extremamente gratificante”, finaliza Vital.  

por Rose Ferreira/Ufal

Comentários comentar agora ❯