19 Janeiro 2021 - 09:52

HGE passará a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade em 10 dias

Juliete Karla
Profissionais da radiologia e ortopedia foram treinados no manuseio do novo arco cirúrgico

Em 10 dias, os alagoanos se beneficiarão com mais um serviço no Hospital Geral do Estado (HGE). É que a unidade hospitalar de emergência passará a realizar procedimentos cirúrgicos ortopédicos de alta complexidade. O anúncio foi feito pelo médico Paulo Teixeira, gestor do hospital, enfatizando o total apoio do secretário Alexandre Ayres.

Para isso, um dos centros cirúrgicos da unidade hospitalar está passando por adequações para se ajustar aos procedimentos. “A Secretaria de Estado da Saúde adquiriu um arco cirúrgico de ponta, que já está instalado e os profissionais da radiologia e ortopedia foram treinados no manuseio do equipamento”, informou Paulo Teixeira.

Segundo ele, com a realização das cirurgias dentro da unidade, a assistência ao paciente com necessidade de cirurgias ortopédicas será mais ágil e o fluxo de internamentos mais ativo. “Será um ganho para aqueles pacientes que ficam aguardando transferência para procedimentos cirúrgicos em outras unidades de saúde”, comemorou o médico.

O Secretário de Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou que a iniciativa faz parte de ações que trazem melhoramentos para a maior emergência estadual. “O governo de Alagoas está investindo como nunca se viu antes na saúde do povo alagoano e o HGE é a porta de entrada para a maioria da população. Além da construção das outras unidades de saúde, queremos proporcionar uma assistência cada vez mais ágil e eficiente para àqueles que procuram a maior emergência alagoana”, salientou Ayres.

Capacitação - O arco cirúrgico Cios Selet, com intensificador de imagens, da Siemens, atende todo tipo de cirurgia, desde as de ortotraumas, até as cirurgias vasculares. É um aparelho portátil, que armazena até 150 mil imagens, segundo informou Andréa Perfeito, applicacion clínica da empresa.

“Todos os profissionais que participaram do treinamento já estão aptos para o manuseio do equipamento. A partir de agora, eles passam a estar interligados ao Centro de Estudos da empresa, continuaremos dando um apoio educacional através do acesso a cursos inovadores”, referiu.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯