19 Agosto 2022 - 07:00

Educação básica e formação docente norteiam debates em encontro das licenciaturas

Divulgação
Participantes do evento abordaram temas sobre os impactos da política de formação dos profissionais da educação

Currículo, processo de formação e novo ensino médio. A temática da educação básica reuniu estudantes de licenciaturas, técnicos e docentes da Ufal, no auditório da Reitoria, durante o 1º Encontro do Coletivo das Licenciaturas.

A proposta do evento é refletir e também fazer proposições tendo como base o tema Mudar os currículos da Educação Básica e dos Cursos de Formação de Professores: para que e para quem?. “Estamos reunidos, aqui, para falar sobre algo importante, mas tão precarizado em nosso país: a educação”, disse a diretora do Centro de Educação (Cedu), Mariana Guedes Raggi, durante a abertura do evento. “Quero falar sobre a importância deste dia e agradecer aos presentes que se dispuseram a debater sobre o esse processo de sucateamento da educação no Brasil. A educação é via de resistência. Precisamos refletir e esclarecer sobre as mudanças que estão sendo realizadas e sobre a importância da política de educação pública do Brasil”, acrescentou.

O encontro é promovido pelo Cedu da Ufal, em parceria com o Coletivo de Coordenadores das Licenciaturas do Campus A.C. Simões e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). A programação continua durante todo o dia de hoje. Rodas de conversa, apresentações dos grupos de trabalho (Gts) divididos por temáticas e apresentações culturais vão ser realizadas ao logo do dia tendo como foco a política de formação dos professores e seus impactos nos processos formativos dos profissionais da área.

Irailde Correia, docente do Cedu e coordenadora de formação de professores da educação básica, ressaltou que é necessário discutir o atual contexto reunindo os diversos cursos das licenciaturas. “Precisamos mudar os rumos da educação no Brasil. Debater uma política de formação docente na Ufal”, destacou ela durante a mesa de abertura que também contou com a presença da professora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), Luciane Marisco.

A professora do Cedu e vice-coordenadora Estadual da Anfope, Kátia Maria de Melo, participou da primeira roda de conversa e falou sobre a relevância do momento para “refletir sobre os processos de formação docente”.

O reitor Josealdo Tonholo prestigiou a abertura do encontro e falou da alegria em encontrar o auditório lotado, após os anos de distanciamento social. O gestor também falou sobre a importância da Ufal para o desenvolvimento de Alagoas e o momento difícil pelo qual as universidades brasileiras vêm passando por causa dos cortes no orçamento, mas garantiu que a Ufal e as demais instituições resistirão. “O tema educação é vivo e precisa ser revisitado o tempo todo. Não há como falar em avanço social e econômico se não for por meio dela. É preciso debater os rumos com a comunidade acadêmica, prefeituras e governo estadual. Ouvir a sociedade e os movimentos para formar uma política efetiva de educação”, defendeu o reitor.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯