17 Março 2018 - 10:47

Escolas têm até domingo (18) para se inscrever na 21ª Olimpíada de Astronomia

Valdir Rocha
Procedimento é necessário apenas para as unidades que nunca participaram do evento e não estão cadastradas no site da OBA

As inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) podem ser realizadas até este domingo (18), no site www.oba.org.br. Este procedimento de inscrição será necessário apenas para as unidades de ensino que participarão do evento pela primeira vez, pois as escolas presentes em edições passadas já estão cadastradas no site da OBA, precisando apenas atualizar o cadastro, realizar a prova e enviar as notas pela internet.

Uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA visa fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Em 2017, 800 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil participaram da OBA e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento que ocorre paralelamente à Olimpíada e que também está com inscrições abertas. Em Alagoas, 260 escolas aplicaram as provas no mesmo ano.

Critérios

Podem participar da OBA os alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no nível1; estudantes de 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nível 2; turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no 3 e para o Ensino Médio, nível 4.

As provas acontecem no dia 18 de maio em todo o país, data-limite para lançamentos de foguetes da 12ª MOBFOG.

Preparação

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), está à disposição para orientar as escolas que desejem participar das olimpíadas, de acordo com seu coordenador, professor Adriano Aubert.

“Estamos à disposição para a realização de atividades práticas e orientações para a prova. Para tal, basta agendar as visitas pelos telefones 3342-5073 e 999815724”, informar Adriano Aubert.

 

 

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯