17 Janeiro 2018 - 09:39

Leitura nos presídios é fomentada com doações de livros

Jorge Santos
Ressocialização garante educação de qualidade no cárcere e estimula as potencialidades dos internos

O acesso ao conhecimento, por meio da leitura, dignifica o ser humano. Nesta semana, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) recebeu uma importante doação. Cerca de 500 livros foram entregues no sistema prisional. As obras são destinadas para alunos e professores da Escola Estadual de Educação Básica Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, que atende as unidades prisionais.

Os livros, encaminhados pelo Ministério da Educação através do Fundo de Desenvolvimento da Educação, contribuirão para a formação dos reeducados. A ação faz parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE Temático, que tem como finalidade abastecer as bibliotecas de escolas da rede pública com obras que ampliem a compreensão sobre temáticas da diversidade, inclusão e cidadania, desenvolvendo valores, práticas e interações sociais.

As 486 obras complementares e dicionários serão incluídas no acervo das bibliotecas das unidades prisionais para livre acesso aos alunos e professores. A supervisora de Educação, agente penitenciária Genizete Tavares, destaca a importância de iniciativas que estimulam o acesso ao conhecimento por meio da leitura no cárcere. "Esse projeto atende à pessoa privada de liberdade com oportunidades para adquirir o conhecimento de modo horizontal, sem distinção", disse.

"Os livros trazem a matéria prima para desenvolvermos debates em nossas salas de aula, realizados com a orientação dos professores. Visamos proporcionar o acesso a cultura e o incentivo a leitura, fatores primordiais para a formação dos alunos e para promover uma educação de qualidade dentro do sistema penitenciário", conclui Tavares.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯