15 Fevereiro 2019 - 22:52

Sesau vai inspecionar hospitais e maternidades com Selo Amigo da Criança

Cone Freire - aquiacontece.com.br
Avaliação terá início nesta terça (19) e será analisado o cumprimento de critérios

Técnicos avaliadores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) vão iniciar, nesta terça-feira (19), visitas técnicas aos hospitais e maternidades que receberam o Selo Hospital Amigo da Criança. A iniciativa acontece a cada três anos, para verificar se a unidade continua atendendo aos critérios necessários à manutenção do selo, que promove a adoção de práticas facilitadoras da amamentação.

Em Alagoas, possuem o selo as maternidades Santa Rita, em Palmeira dos Índios; São Vicente de Paula, em União dos Palmares; Nossa Senhora da Guia, em Maceió; Santa Casa de São Miguel dos Campos, em São Miguel dos Campos, e Hospital Regional de Arapiraca, em Arapiraca. Segundo o assessor técnico da Primeira Infância, Júlio Oliveira, o selo é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e adotado pelo Ministério da Saúde.

“As visitas terão início no dia 19 em Palmeira dos Índios, na Maternidade Santa Olímpia. Na sexta-feira, dia 22, será a vez da Maternidade Nossa Senhora da Guia, em Maceió. No dia 12 de março, iremos inspecionar o São Vicente de Paula, em União dos Palmares; no dia 19 de março será a vez da Santa Casa de São Miguel dos Campos e, no dia 22 de março, a inspeção ocorrerá no Hospital Regional de Arapiraca”, informou Júlio Oliveira.

Entre os critérios avaliados, de acordo com o assessor técnico da Sesau, estão a prática do alojamento conjunto de mães e recém-nascidos e livre acesso do pai à criança. Também é necessário que as unidades de saúde mostrem às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo estando separadas dos filhos, além de orientá-las a não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯