13 Junho 2018 - 09:41

Centro de Referência vai ampliar a reinserção social de dependentes químicos

Assessoria
Centro de Referência para reinserir dependente químico na sociedade é inaugurado pela Seprev

Com a finalidade de reduzir o número de recaídas ao uso de álcool e outras drogas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) inaugurou, nesta terça-feira (12), o primeiro Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos de Alagoas. No equipamento, serão ofertados cursos, capacitações, oficinas produtivas e acompanhamento psicossocial de dependentes químicos que foram acolhidos e recuperados por uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, o espaço é a concretização de um projeto que já vem beneficiando mais de mil dependentes químicos recuperados. “Desde janeiro de 2017 estamos acompanhando, por meio do projeto Agentes da Paz, estas pessoas que já passaram por tratamento, e agora eles tem um espaço próprio, que servirá de ponto de apoio para realização de cursos e todo o acompanhamento necessário para serem reinseridos no mercado de trabalho”, enfatizou.

Já no primeiro dia de funcionamento, durante a inauguração, foi iniciado mais uma turma de eletricista e pizzaiolo, além da certificação dos participantes de oficinas produtivas realizadas nas próprias comunidades, durante o mês de maio. No equipamento, além dos cursos que serão ofertados, também existirá o acompanhamento dos familiares e dos próprios dependentes químicos, por meio de grupos de mútua ajuda e atendimento individuais com psicólogos e assistentes sociais.

“Agora com este novo espaço, poderemos dar maior apoio aos dependentes químicos e cumprir com a Lei de Reinserção Social, sancionada e regulamentada pelo governador Renan Filho, que prevê a criação de 5% de vagas de trabalho para estes dependentes químicos em todos os contratos do Estado com a iniciativa privada”, garantiu a secretária Esvalda.

Para o deputado estadual, Carimbão Júnior, criador da Lei de Reinserção Social, esta é uma grande realização do Governo de Alagoas, por meio da Seprev, e demonstra a preocupação do Executivo com a reinserção do dependente químico. "Eu cresci acompanhando projetos de atendimento a estas pessoas e hoje me sinto honrando em participar desta concretização de um sonho de muitas pessoas que precisam de oportunidades para se manter longe das drogas", disse.

Participaram ainda da inauguração do Centro de Referência em Reinserção Social para Dependentes Químicos, a vereadora por Maceió, Ana Hora, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria da Silva, os empresários Evandro Adolfo (Construtora V2), Francisco Seabra (Seabra Engenharia), Ferreira Hora (Grupo Ferreira Hora), o presidente da Associação dos Supermercados de Alagoas, Raimundo Palmeira, além dos presidentes das comunidades acolhedoras.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.