12 Dezembro 2018 - 20:13

Ressocialização apresenta boas práticas desenvolvidas no cárcere

Dando continuidade à programação da VI Semana Internacional de Pedagogia, desenvolvida pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta quarta-feira (12), servidores do órgão estadual apresentaram trabalhos que expõem as boas práticas desenvolvidas no sistema prisional de Alagoas. O evento tem como tema central a oferta de educação nas prisões e acontecerá até sexta-feira (14).

A coordenadora pedagógica da Seris, Márcia Cordeiro, apresentou o trabalho sobre o Projeto Lêberdade: remição da pena pelo estudo, através da leitura, no sistema prisional de Alagoas. A produção mostrou que a leitura é uma importante ferramenta para desenvolver o senso crítico das pessoas privadas de liberdade, contribuindo ainda para promover a reinserção social do indivíduo.

A agente penitenciária Polianna Bugarin expôs o pôster com a temática do Núcleo Ressocializador da Capital, uma abordagem sobre as alternativas de sucesso no sistema prisional alagoano. O trabalho teve foco no êxito do processo de humanização das penas. Com dados estatísticos, a agente mostrou que a prática adotada no Núcleo pode servir de referência para outras unidades.

Já o agente penitenciário Vitor Gomes apresentou o sistema socioeducativo alagoano na concepção Habermasiana de direito, a partir da garantia dos direitos fundamentais dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O agente discutiu as políticas públicas no sistema socioeducativo, fazendo uma relação entre o direito e a democracia na visão Habermasiana.

"A participação dos servidores penitenciários dentro da Semana Internacional de Pedagogia é muito importante. Além de fomentar o conhecimento acadêmico, valoriza o brilhante trabalho desenvolvido diuturnamente e que torna a Seris uma referência nacional em gestão prisional. Temos um vasto campo de atuação e estamos de braços abertos para receber alunos e professores que interessados em somar com o nosso trabalho", destacou o titular da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯