11 Novembro 2019 - 09:30

Bienal: Juiz Hélio Pinheiro conversa sobre seus livros recentes

Caio Loureiro
Roda de conversa marcou o encerramento das atividades do Judiciário na 9ª Bienal do Livro de Alagoas

O juiz Hélio Pinheiro Pinto, da 15ª Vara Criminal de Maceió, participou, neste domingo (10), da Bienal do Livro e conversou sobre suas últimas obras publicadas: "Filosofia Contemporânea do Direito e Conectividades" e "Juristocracia - O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial".

O livro "Filosofia Contemporânea do Direito e Conectividades", lançado no último dia 25, na Escola da Magistratura (Esmal), traz também como coordenadores e articulistas os professores Adrualdo de Lima Catão, Bruno de Lima Acioli e Mariana Oliveira de Melo Cavalcanti.

O "Juristocracia - O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial" foi lançado em março do ano passado, também na Esmal. "Sempre gostei desses temas, seja Filosofia do Direito, seja a relação às vezes de tensão entre o próprio Direito e a política", contou o magistrado.

Segundo Hélio Pinheiro, a Constituição deseja uma relação harmoniosa entre os Três Poderes, mas nem sempre isso ocorre. "O Legislativo e o Executivo, intuitivamente, preferem atuar sem intervenções e o Poder Judiciário chega para fazer essa intervenção que a política não deseja".

E completou: "Normalmente há um certo conflito, mas nos países com democracia consolidada, como o Brasil, a relação entre Direito e Política tem sido mais sinérgica do que de tensão".

A roda de conversa marcou o encerramento das atividades do Poder Judiciário de Alagoas na 9ª Bienal do Livro. 

por Ascom - TJ/AL

Comentários comentar agora ❯