11 Agosto 2022 - 11:21

Estrangeiro pede refúgio em Alagoas após deixar país com pena de morte para homossexuais

Ilustração
Atualmente, são 13 países do Oriente Médio que adotam a pena de morte a atos homossexuais

Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) recebeu pedido de ajuda de um estrangeiro homossexual que se encontra em Maceió. O motivo é que seu país de origem adota pena de morte para pessoas LGBTQIAPN+.

Atualmente, são 13 países do Oriente Médio que adotam a pena de morte a atos homossexuais, sendo que em quatro deles – Sudão, Arábia Saudita, Irã e Iêmen – a pena é efetivamente aplicada pela Justiça no país todo. Em dois países (Nigéria e Somália), a pena é aplicada somente em alguns distritos.

Diante disso, o estrangeiro, que não pode ser identificado e só se comunica através do inglês, pediu para que a Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AL pudesse acompanhar o seu processo de refúgio para que, assim, pudesse fixar residência em Maceió, por já possuir amigos e pessoas de sua confiança.

“Não podemos fazer a especificação do país onde ele mora, pois ele está pedindo refúgio na Polícia Federal do Estado e o processo do caso é sigiloso. Não podemos divulgar o histórico dele, para não envolver a família do mesmo. Os detalhes é para preservar a imagem dele”, disse Marcus Vasconcelos, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/AL.

Durante a entrevista ele relatou que durante toda a sua vida foi obrigado, por sua família, a se relacionar e a constituir família com mulheres, tendo que silenciar sua orientação sexual em razão da religião e da cultura adotada. “Ele tem uma vida em que se afirma homossexual e, a todo momento, ele fala que se sente confortável com a sua orientação sexual”, completou Marcus.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯