11 Agosto 2020 - 14:31

Avanços em infraestrutura e logística fomentam turismo

Kaio Fragoso
Maceió também recebeu obras e projetos estruturantes que fomentam o turismo

O turismo depende não só de belezas naturais e atrativos turísticos, mas também de uma infraestrutura que garanta a qualidade da água, das praias, a preservação do meio ambiente, uma boa malha aérea, viária e atendimento à saúde pública. É pensando nisto que o Governo de Alagoas vem trabalhando em obras e projetos estruturantes que avançam em todas estas áreas para seguir fomentando a atividade turística no estado.

Um exemplo são as três grandes obras de saneamento básico já entregues em Maceió e Região Metropolitana: a instalação da Linha Expressa - Praça Lions, a revitalização do sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Jacarecica e Cruz das Almas, e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Benedito Bentes que, juntas, já elevaram a rede de esgotamento sanitário de Maceió, garantindo a limpeza das praias da orla da capital.

Essas obras se somam ao edital em andamento, em parceira com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a concessão regionalizada do abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió, que inclui outros importantes municípios turísticos do estado, como Marechal Deodoro, no litoral Sul, e Barra de Santo Antônio e Paripueira, na região Norte. Com isso, a rede de esgoto cobrirá 90% da área de todas essas cidades no prazo de até 16 anos.

De acordo com Alberonaldo Lima Alves, engenheiro sanitarista e ambiental, esses avanços beneficiam a população em diversos aspectos, incluindo melhoria da qualidade de vida e saúde, além da preservação do meio ambiente. “É através do esgotamento sanitário que se é possível coletar, tratar e destinar adequadamente o efluente, evitando assim problemas de poluição nos corpos hídricos. Essas ações são indispensáveis para preservação de rios urbanos, que reflete positivamente nas condições de balneabilidade das praias, garantindo aos banhistas águas propícias para diversas atividades de recreação”, explica.

Somam-se às ações na capital e Região Metropolitana as obras de saneamento básico das cidades de Maragogi, Japaratinga, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, todas no Litoral Norte, e Barra de São Miguel, na Região Sul. Todas essas melhorias serão promovidas pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Infraestrutura (Seinfra) e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), com recursos de empréstimo concedido pelo Banco Andino de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.