10 Dezembro 2018 - 16:05

Educação prisional de Alagoas é destaque em seminário internacional esta semana

Jorge Santos
Evento acontece entre os dias 10 e 14 de dezembro

A educação prisional ganha cada vez mais destaque no mundo acadêmico. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) participa do II Encontro Estadual de Educação em Prisões de Alagoas e do I Seminário de Educação em Prisões de Alagoas, que tem como tema a “Educação de pessoas em privação de liberdade: Embates, Políticas Públicas e Práticas Educacionais”. O evento é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a presença da comunidade acadêmica e de gestores da Seris.

As atividades fazem parte da VI Semana Internacional de Pedagogia, que este ano tem como tema “Pedagogia em movimentUS: Aproximações entre Universidade e Sociedade”, que acontece até a próxima sexta-feira (14). Na extensa programação, gestores da Seris participarão de mesas de discussões e apresentarão artigos científicos publicados nos anais do congresso sobre o Núcleo Ressocializador da Capital, o Presídio Feminino Santa Luzia e o Projeto Lêberdade.

O titular da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas, destaca a importância dos eventos para integrar as instituições e fomentar as práticas ressocializadoras. “É uma grande satisfação para nós, que fazemos a gestão prisional, externar o conhecimento para os acadêmicos e debater propostas que fomentarão nossas ações no cárcere. A educação é um vetor fundamental no processo de reintegração social, capaz de transformar vidas. Por isso é tão importante integrar nossas ideias aqui na Universidade”, comenta Freitas.

Além da participação na conferência de abertura, a Seris será tema, nesta terça-feira (11), das 10h às 12h, da mesa-redonda “Processo Ressocializador da Seris”, com coordenação da professora Dra. Maria da Conceição Valença da Silva. Participarão da mesa o secretário Executivo de Gestão Interna, tenente-coronel Marcos Henrique do Carmo, o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Gustavo Maia, o chefe Especial de Unidades Penitenciárias, agente penitenciário Milton Pereira, e a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andréa Rodrigues.

A partir das 18h, acontecerá o lançamentos de livros no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). Um deles traz um artigo sobre a gestão do Núcleo Ressocializador da Capital, de autoria do reeducando Cícero Alves.

Sobre o evento

O evento é promovido pelo Curso de Pedagogia e pelo Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem como objetivo a socialização de estudos e pesquisas referentes a educação em prisões. Na programação, há conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversa, Grupos de Trabalhos (GT), além de apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências.

 

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯