10 Agosto 2022 - 05:00

Parceria entre Ufal e Secretaria de Saúde cria Centro de Cuidados Integrais

Divulgação
Projeto busca o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde municipal

Uma parceria entre o Campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca (Ufal) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resultou na aprovação do projeto “Centro Itinerante de Cuidados Integrais no agreste Alagoano: Saúde em Movimento”, aprovado durante a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): Gestão e Assistência, que aconteceu no último dia 1º de agosto no Centro de Ciências Médicas e de Enfermagem (CCME) do Campus Arapiraca.

Segundo a professora Meirielly Kellya Holanda, coordenadora acadêmica e professora do curso de Enfermagem, o projeto considera o “centro itinerante” não como um lugar físico, mas um conjunto de sujeitos e ações que se deslocam objetivando o desenvolvimento de práticas que busquem fortalecer o sistema de saúde local, sendo o melhor avaliado no Estado de Alagoas, estando entre os 50 primeiros colocados no Brasil.

A proposta foi desenvolvida a partir da parceria criada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca, representada por Lousanny Caires Rocha Melo, enfermeira e coordenadora geral do programa, a Unidade de Ensino de Palmeira dos Índios, com docentes tutores dos cursos de Enfermagem (Sóstenes Silva, Karol Fireman e Meirielly Holanda, coordenadora acadêmica o PET-Saúde), Medicina (M Wanderley), Serviço Social (Adielma e Martha Tenório) e Psicologia (Flávia Ribeiro e Lázaro Batista).

“Nosso ojetivo é implantar um Centro Itinerante de Cuidados Integrais, com intervenções sobre o campo assistencial e da gestão local, visando o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde municipal”, explica a professora. A proposta tem um caráter interdisciplinar que visa a integração de alunos matriculados nos cursos referidos, tutores e profissionais do serviço, os preceptores, que desenvolverão suas atividades aliando ações de assistência e gestão no contexto da tríade ensino-pesquisa-extensão, favorecendo o desenvolvimento crítico- reflexivo dos discentes e transformando os serviços de saúde ofertados à população por meio do Sistema Único de Saúde com direção municipal.

“Este projeto promete bons frutos à comunidade acadêmica e sociedade, em forma de formação profissional qualificada, assistência integral em saúde e em defesa da consolidação do nosso SUS”, completa. Os alunos selecionados terão a oportunidade de desenvolver suas atividades in locus, acompanhados diretamente por seus preceptores, tendo a supervisão dos tutores durante o período de concretização da proposta, que será de 12 meses.

Grupos tutoriais

Todas as ações programadas para os cinco grupos tutoriais (1. Gestão da educação em saúde; 2. Sala de situação em saúde; 3. Distritos Sanitários e Modelos de Atenção à Saúde; 4. Fortalecendo cuidados de saúde mental para APS; 5. Promovendo Saúde e Conhecendo o Território) divididos entre os eixos da Gestão e Assistência foram pensadas para atenderem às demandas dos serviços de saúde de Arapiraca-AL e suas populações em situação de vulnerabilidade social, o que reforça a capacidade de transformação social por meio do PET-Saúde.

A abertura desta 10ª edição contou com a participação da secretária municipal de saúde de Arapiraca Luciana Andrea Pereira da Fonseca, da superintendente de vigilância em saúde Aglai Tojal, da superintendente de Planejamento Estratégia e gestão participativa Emmanuelle Costa, da diretora da atenção primaria à saúde Rafaella Albuquerque, do Diretor acadêmico Ufal Arapiraca, professor Elthon Allex da Silva Oliveira, dos discentes selecionados, e dos professores tutores, profissionais do serviço selecionados como preceptores da área de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Educadora Física e Assistente Social, além da coordenadora geral do PET-Saúde, Lousany Caires, que celebraram a pactuação da parceria entre SMS e Ufal Arapiraca neste projeto.

por Ufal

Comentários comentar agora ❯