07 Agosto 2022 - 10:02

Varíola dos Macacos: cai para 10 o número de casos suspeitos; Penedo tem 1 em investigação

Divulgação
Feridas na mão de uma pessoa infectada

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou neste sábado, 6 de agosto, que caiu para 10 o número de casos suspeitos da varíola dos macacos (Monkeypox) em Alagoas.

Até a sexta-feira o estado tinha 13 casos em investigação, mas três foram descartados após exames laboratoriais processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Segundo a nota da Sesau, os casos descartados foram de Rio Largo (2) e Maceió (1). A cidade de Messias chegou a notificar um caso, que também foi descartado.

Os pacientes com sinais e sintomas de sepse (complicação potencialmente fatal de uma infecção), insuficiência respiratória aguda ou encefalite, deve ser internado. Já os infectados não sintomáticos devem fazer isolamento domiciliar e monitoramento dos contatos a cada 24 horas.

Leia a nota da Sesau na íntegra

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) informa que até este sábado (6/8), Alagoas notificou 14 casos suspeitos de Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos, sendo cinco do sexo feminino e nove do masculino. Salienta que quatros casos já foram descartados, após exames laboratoriais, sendo um de Messias, um de Maceió e dois de Rio Largo.

Os outros 10, sendo seis de Maceió, um de Rio Largo, um de Ouro Branco, um de Inhapi e um de Penedo, permanecem em investigação e os resultados dos exames de diagnóstico ainda não têm data para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).

Cidades com casos suspeitos

Maceió: 6 casos
Rio Largo: 1 caso
Penedo: 1 caso
Inhapi: 1 caso
Ouro Branco: 1 caso
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯