Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 20/10/2017 19:03

Projeto de lei dispõe sobre a utilização de asfalto-ecológico no Estado de Alagoas

ALE/AL
Projeto de lei dispõe sobre a utilização de asfalto-ecológico no Estado de Alagoas
Deputado Léo Loureiro é o autor do projeto de lei

O asfalto-borracha ou asfalto-ecológico não é uma novidade em termos de tecnologia de pavimentação, haja vista que é utilizado nos Estados Unidos há mais de 40 anos. No Brasil começou a ser divulgado por volta do início dos anos 2000, após o decurso de prazo da patente que protegia essa tecnologia. O processo de fabricação consiste na mistura descontínua com ligante asfáltico modificado por borracha triturada de pneus e compactado a quente.

Neste sentido, a Assembleia Legislativa de Alagoas começa a analisar projeto de lei, de autoria do deputado Léo Loureiro (PPL), que dispõe sobre a utilização de massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem. A proposta foi lida no plenário e encaminhada as comissões técnicas da Casa para emissão de pareceres.

Pelo projeto, todos os programas de asfaltamento e recapeamento de rodovias estaduais, bem como de construção e recuperação de vias públicas, devem assegurar a utilização preferencialmente de massa asfáltica produzida com borracha e pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem, observadas os percentuais de mistura definidos em norma técnica de engenharia.

Poderão participar do processo licitatório para a execução de asfalto ecológico, empresas que demonstrarem capacidade técnica para a execução de serviços de massa asfáltica convencional. A utilização da massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis provenientes de reciclagem constituíra critério de preferência e desempate para a contratação das empresas que participarem do processo licitatório, devendo tal condição constar expressamente dos editais de licitação.

“É importante salientar que além de atribuir mais resistência ao asfalto, a adição da borracha traz outras vantagens. O asfalto-ecológico propicia maior aderência dos veículos, reduzindo o risco de derrapagens e spray causado pelos pneus em dias de chuva”, justifica Léo Loureiro.
 

Comentários comentar agora ❯

  • André Giancarlo Santana Pode ter certeza que tem um empresário por trás desse projeto, ou mesmo o próprio deputado... Se já está difícil tapar os buracos com o asfalto convencional, imaginem com esse ecológico, que triplica os custos. DEPUTADO, temos outras prioridades.