Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 28/03/2013 09:21

Retalhos de Uma Ex-Freira - Cem Anos de História

Um dos meus mais caros sonhos era estudar no Colégio Imaculada Conceição e meu pai não mediu sacrifícios para realizá-lo.

Como fiquei feliz! Como me sentia linda, vestida naquela saia azul de pregas, a blusa branca e o broche com as iniciais de Maria...

Vivi intensamente cada dia, cada momento. E para completar a minha felicidade, integrava a Banda Marcial. Ainda ouço o ressoar da corneta dourada executada por Márcia Espinheira, iniciando o toque, para que os bombos, taróis e outros, começassem os lindos repiques. Por ser alta, as irmãs me deram um bombo. Éramos três alunas na frente, batendo naqueles bombos enormes: pô, pô,pô. Jamais esquecerei as alvoradas, às quatro da manhã. Era lindo! O céu ainda dourado, trazendo os sinais da chegada do sol.

Quantas recordações... Foi ali que floresceu a minha vocação. Foi no Colégio Imaculada Conceição que fui premiada com o livro: "Toda Palavra é uma semente", de Dom Nivaldo Monte, quando Irmã Assunção, de saudosa memória, ordenou que as alunas fizessem uma redação. As melhores seriam premiadas. Obtive o primeiro lugar. Naquele momento descobri a minha paixão pela leitura e pela escrita.

Quantas irmãs abnegadas , que passaram, jogaram a semente no meu coração, displicentemente, sem sequer medirem o grande feito que estavam construindo: Irmã Jolenta, Irmã Assunção, Irmã Aurélia, Irmã Genoveva, Irmã Alice Maria, Irmã Domitila, Irmã Celeste, Irmã Piedade, Irmã Josefa, Irmã Lúcia, Irmã Ângela, Irmã Patrocínio. Foram tantas, como as estrelas do céu!

E o que dizer do baile de formatura? Papai dançou comigo a valsa da concluinte. Mas meu coração, minha alma, enfim, todo o meu ser estava em outro lugar, longe daquela linda festa: O salão era o claustro; a orquestra era o sino; o maestro, Jesus Cristo e as luzes, eram as lamparinas que velam os sacrários.

Foi do Colégio Imaculada Conceição que eu parti com Irmã Alice Maria para a vida religiosa. Foi no Colégio Imaculada Conceição que eu me estruturei para enfrentar os altos e baixos das montanhas do mundo.

Inspirada pela mais bela experiência da minha vida, num misto de humildade e orgulho, não posso omitir que sou a autora dos dois hinos: o do Colégio e do Centenário do mesmo. Que presente melhor eu poderia dar, senão a expressão do meu amor e da minha gratidão, ao Colégio Imaculada Conceição?


                                                                                                       Autor(a): Maria Núbia de Oliveira.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Iranleide Poxa vida, Núbia, vc me fez voltar ao passado, q coisa mais linda: Irmãs, Angela, Aurélia, Genoveva, ah, demais, não segurei as lágrimas, era criança nessa época, mas tinha o maior orgulho de estudar no Imaculada, moças lindas, Márcia Espinheira, chiq, elegante, finérrima. Onde anda todo mundo?