Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 23/08/2011 12:12

O folclore no rádio. Eles que contem os meus...

Cadáver deitado


Era início dos anos 90 quando o então governador do estado, Moacir Andrade, construiu aquele imóvel que sempre denominei de “IMI (Instituto Médico Ilegal)”, que na verdade nunca funcionou, em um anexo à delegacia de Penedo.

Sabíamos que, apesar da boa vontade do governador penedense, dependia da Assembléia Legislativa a aprovação de lei específica, criando o tão sonhado IML de Penedo, e da realização de concurso público para o preenchimento dos cargos técnicos que o dito cujo IML necessitaria para que pudesse funcionar, o que obviamente não aconteceu.

Ainda hoje, mais de 20 anos depois, o IML Estácio de Lima, na capital e o IML de Arapiraca, construído bem depois, não funcionam adequadamente.

Mesmo assim, durante muito tempo a estrutura recebia os corpos das vítimas de diversas ocorrências, enquanto o rabecão se deslocava para Penedo.

Numa dessas ocorrências, Lula Costa, repórter da Rádio Penedo FM, fez a coberta do sinistro.

Através das ondas da 97,3, entra no ar a vinheta do “Plantão de Notícias da Rádio Penedo FM” e direto do pseudo IML Lula Costa entra no ar:

-“Bom dia amigos ouvintes da Rádio Penedo FM, nós falamos diretamente do Instituto Médico Legal de Penedo e eu estou aqui diante de um cadáver deitado.”

Sereias no apartamento

Sete da manhã, programa Vida Real no ar. Enquanto faço a produção do Lance Livre que vai ao ar logo após, acompanho a programação.

De repente, uma manchete desperta minha atenção. Luis Carlos, o Luisão, com seu vozeirão característico, dispara:

- Mulher é presa com sereias no apartamento!!!!!

Tomei um susto. Como? Hein? O que? Por um momento fiquei em dúvida sobre o que teria ouvido. Perguntei ao Ednaldo Dantas. Ele confirmou. Sereias no apartamento? Seria uma festa à fantasia? Um fetiche?

Entrei silenciosamente no estúdio, posicionei-me por trás do locutor que no momento lia as fichas dos patrocinadores e rolei o texto na tela do computador.A manchete era:

MULHER É PRESA COM CEREAIS NO APARTAMENTO

Homem do sexo masculino

O telefone toca na redação e o fato se transforma em notícia. É assim o tempo inteiro.
Quem trabalha com ela, a notícia, sabe que o que acontece é sempre o mais importante e isso nos obriga a abrir parênteses em nossa própria vida.

O telefone tocou e do outro lado alguém informava que tinha encontrado um corpo. Era hora de almoço. Rafael Medeiros e Paulo César estavam encerrando o meio-expediente.
Mas, como sempre, a notícia é mais importante e lá se vão os dois em busca do local onde estaria o cadáver.

Localizada a fonte, encontrado o local, ligado o equipamento, Rafael se prepara para a notícia e do estúdio Jorge Wilson prepara o ritual:

Vinheta do plantão no ar e entra Rafael Medeiros:

- “Boa tarde Jorge Wilson, boa tarde ouvintes da rádio Penedo FM. Inicio de tarde com mais um acontecimento que marca a onda de violência que assola a cidade. Estamos na Fazenda Piauí e a informação passada para a rádio Penedo FM está confirmada. Aqui, no meio do mato encontra-se o corpo de um homem do sexo masculino....”
 

Comentários comentar agora ❯

  • Jackson Marta, se fizer uma busca no arquivo do Luizão, tem é muitas dessas kkkkkk
  • JOAO VALEU MARTA PELA ANEDOTAS TAMBEM TEVE UM CASO DE UM LOCUTOR QUE DEU UMA NOTICIA DE QU TINHA ENCONTARDO UM CORPO DESOVADO, OU SEJA ELE FALOU TAMBM QUE RRACARAN ATÉ OS OVOS DO CIDADÃO PARABEN PELAS PEÇAS FLOCORICAS
  • Pedrinho Martha, e a inauguração do canhão, lembra? O repórter disse ao vivo, ETA TIRO DA PORRA.
  • Leilane O Luizão paga mesmo um maior Micão!!!!mas o povo gosta disso!!!kkkkk